Diretor da Capes faz palestra de abertura do Planejamento Acadêmico-Pedagógico da PROPESQ

Evento promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação será transmitido pelo YouTube

O diretor de Avaliação da CAPES, Prof. Dr. Flávio Anastácio de Oliveira Camargo, fez a palestra de abertura do Planejamento Acadêmico-Pedagógico do 1º semestre de 2021 da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESQ) da PUC-Campinas. O evento foi transmitido pelo canal da Universidade no YouTube dia 02 de fevereiro, às 14h, e será aberto a todos os interessados. Veja o vídeo abaixo.

O tema propostofoié o Novo Sistema de Avaliação da CAPES. O sistema de avaliação dos Programas de Pós-Graduação (PPGs) Stricto Sensu do país, da agência subordinada ao MEC, afere a qualidade desses PPGs e é reconhecido inclusive internacionalmente. As notas são de 1 a 7, sendo de 1 a 2 os PPGs descredenciados; de 3 a 5 em consolidação; e notas 6 e 7 os PPGs de excelência.

Porém, com a expansão significativa do número de Programas nos últimos 10 anos, a CAPES teve a necessidade de repensar o sistema de avaliação. Atualmente, os programas são avaliados em ciclos de 4 anos, encerrando agora o Quadriênio 2017-2020.

Para o próximo ciclo de avaliação, a CAPES está repensando um novo formato, multidimensional, e este foi o tema central da palestra.

“Será apresentado a proposta do novo modelo multidimensional da avaliação do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG), proposto pela Comissão Nacional de Acompanhamento do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG). Inicialmente serão descritos os principais integrantes do SNPG e os números da avaliação da pós-graduação, seguido dos elementos da avaliação em termos de princípios, objetivos e operacionalidade. A nova proposta da avaliação multidimensional e suas características serão apresentadas, com destaque para a vantagem da adoção do novo modelo”, disse o professor Flávio.

“A forma de avaliação que a CAPES realiza é de muito interesse para alunos, pesquisadores , coordenadores de Programas e Pró-Reitorias de Pós-Graduação de todo o país, pois os indicadores estabelecidos para a avaliação são produção de artigos científicos, livros, participação em congressos, produtos gerados, internacionalização, inserção social, entre outros, indicadores estes que pesquisadores precisam conhecer para se consolidarem na trajetória da carreira como pesquisador, bem como contribuir para a qualidade do Programa de Pós-Graduação a que está vinculado”, disse a Pró-Reitora da Pesquisa e Pós-Graduação, Alessandra Borin Nogueira.

Marcelo Andriotti
28 de janeiro de 2021