Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Direito Digital é o futuro da advocacia?

Cybermoedas, Smart Contracts, controle de dados do usuário, Direito Coorporativo. Se você ainda não se deparou com esses termos, prepare-se: eles vão ser cada vez mais comuns, principalmente no meio jurídico.

O avanço da tecnologia criou uma nova demanda de profissionais do Direito: os especialistas em Direito Digital. Mas será que essa é a carreira do futuro para os advogados? “Este é um mercado bastante promissor porque as relações jurídicas que demandam algum diálogo com a tecnologia estão crescendo rapidamente”, explica a coordenadora do curso de Especialização em Direito Digital da PUC-Campinas, Christiany Pegorari.

Números

O crescimento rápido desse mercado é comprovado em números. O Brasil é o 5º do mundo em fraudes digitais, 42 milhões de brasileiros já foram vítimas de crimes virtuais e mais da metade das empresas já tiveram seus dados sequestrados. Outras demandas como crimes de privacidade, comércio eletrônico e direitos autorais contribuem para o aumento na necessidade de profissionais especializados no tema.

Perfil

Parece clichê, mas para atuar nesse mercado é essencial estar atualizado. A área mistura dois polos de mudanças rápidas: a legislação e a tecnologia. Somado a isso, a grande exigência dos clientes coloca em cheque quem não estiver antenado.

Outro fator decisivo é a afinidade com a tecnologia, gosto esse que limita o número de atuantes nessa área, e cria um nicho de mercado promissor. “O profissional que quer atuar nesse ramo precisa conhecer os termos técnicos e ter empatia com a tecnologia, e não são todos os que estão dispostos a repensar as relações jurídicas sob essa perspectiva”, frisa Christiany.

Atualização

Para suprir essa demanda, o curso de Especialização em Direito Digital da PUC-Campinas pretende qualificar quem quer se atualizar sobre questões como comércio eletrônico, proteção de dados e direito nas redes sociais. Saiba mais aqui: https://bit.ly/2RybTAc



Vinícius Purgato
15 de dezembro de 2018