Digital abre espaço para empreender no setor audiovisual

Novas plataformas de divulgação voltam a aquecer o mercado e criam oportunidades para profissionais da área

Foi-se o tempo em que as produções audiovisuais esbarravam na dificuldade de divulgação. Agora, além das salas de cinema e da TV, elas escoam por um canal muito mais amplo e democrático: a internet.

Segundo uma pesquisa feita pelo Cetic (Centro de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação), 71% dos internautas brasileiros consomem vídeos online e esta é a principal atividade audiovisual feita por eles na rede. Para o futuro, a previsão é ainda mais otimista: a Ancine (Agência Nacional de Cinema) acredita que até o ano que vem, o Brasil deve alcançar o 5º lugar no mercado que mais consome e produz conteúdo audiovisual no mundo.

“O crescimento do digital trouxe novas plataformas de divulgação. Fora do circuito comercial a gente tem inúmeros canais de exibição, e isso reforça a necessidade de profissionais que tenham técnica para atuar nesse mercado”, explica a coordenadora da Especialização em Documentário da PUC-Campinas, Juliana Sangion.

Para empreender

Os números revelam um novo perfil de profissional: os empreendedores. Através de recursos públicos de financiamento, do avanço dos meios digitais e do aumento no consumo de produções como documentários, cresce o incentivo para os profissionais se lançarem no desafio de empreender através de produtoras próprias e projetos individuais.

Novos formatos

Para atuar nesse mercado é necessária qualificação. A grande concorrência no setor faz com que a criatividade, a precisão técnica e o olhar apurado para novos conteúdos sejam o grande diferencial na hora de alcançar o sucesso.

Para quem busca se aperfeiçoar, a PUC-Campinas lança a Especialização em Documentário: Narrativas e Produção. O curso é voltado a profissionais de cinema, rádio, TV, artes visuais, publicidade, ciências sociais e demais interessados. O objetivo é preencher a lacuna desse tipo de qualificação na RMC. Saiba mais sobre o programa aqui: https://bit.ly/2EuSPvs

Silvia Perez de Freitas
23 de janeiro de 2019