Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Dia do arquiteto e urbanista: a profissão tem campo de trabalho amplo, que vai do empreendedorismo ao concurso público

A PUC-Campinas oferece formação acadêmica completa, da graduação ao doutorado, com salas em formato ateliê e projeto pedagógico que prioriza a vivência prática do estudante

Indispensáveis para a criação de espaços e planejamento urbano, os profissionais da arquitetura e urbanismo são celebrados no dia 15 de dezembro em homenagem ao aniversário de Oscar Niemeyer, um expoente brasileiro da profissão. A data foi estipulada a partir de 2011, conforme deliberação do recém-constituído Conselho de Arquitetura e Urbanismo, o CAU, que foi criado em 2010 e amplificou o reconhecimento da profissão no país, até então regulamentada pelo CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia). Em 2024, a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da PUC-Campinas comemora seus 50 anos de história.

Arquiteto, urbanista e múltiplas possibilidades
A nomenclatura dupla da profissão não é por acaso: o campo de trabalho é, também, amplo. O arquiteto urbanista pode atuar na concepção e desenho dos espaços, como residências ou prédios comerciais e nas intervenções no ambiente urbano, com o planejamento de bairros, infraestrutura ou redes de mobilidade, por exemplo.

Para a Profa. Dra. e Diretora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da PUC-Campinas, Ana Paula Giardini Pedro, a formação permite a entrada em vários mercados, tais como escritórios de arquitetura, interiores, paisagismo, urbanismo, empresas (nos setores dedicados à manutenção e obras), indústrias ou mesmo em cargos públicos, atuando no planejamento urbano e construções neste âmbito.

Arquiteto, urbanista e múltiplas possibilidades: a nomenclatura dupla da profissão não é por acaso, uma vez que o campo de trabalho é, também, amplo. O arquiteto urbanista pode atuar na concepção e desenho dos espaços, como residências ou prédios comerciais e nas intervenções no ambiente urbano, com o planejamento de bairros, infraestrutura ou redes de mobilidade, por exemplo.

Ela acrescenta, ainda, que uma dúvida comum é a diferenciação do arquiteto urbanista e dos engenheiros – mas esclarece que são atividades diferentes: “nós, arquitetos, nos aproximamos de algumas questões técnicas, como resistência dos materiais, sistemas estruturais e outros, mas o nosso foco é a qualidade do espaço”, referindo-se aspectos da comodidade, utilidade, estabilidade e beleza na criação de espaços que abriguem as atividades humanas.

Mercado de trabalho
Caracterizado por constante ampliação e adaptação, “sempre há muita demanda para um arquiteto urbanista, que é indispensável para pensar e repensar o habitat humano em todas as suas esferas – seja de impacto individual e como coletivo – diante dos novos cenários que vão surgindo”, conta a Diretora.

Um exemplo dessa adaptabilidade e novas demandas foi a pandemia de COVID-19: “as pessoas precisaram reorganizar as suas funções e as suas atividades. E aí os espaços que elas ocupam precisam também ser reorganizados. Então, a gente ainda sente uma demanda bastante grande em função dessas transformações, dessas novas formas de ocupar o espaço que aprendemos com o isolamento social (…) e que seguem acontecendo ao longo do tempo e da história”, complementa.

A graduação
Para o Ministério da Educação, o MEC, o arquiteto e urbanista é considerado um profissional “generalista”, dada a formação em mais de uma área do conhecimento. A Profa. Dra. conta que o estudo no curso engloba “vários campos do saber, da área de humanas, da área de exatas, e às vezes a gente tange, inclusive, o campo das biológicas (…) tratando de questões climáticas, paisagismo (…) e qualidade de vida do ponto de vista físico, salubridade”, diz.

Na PUC-Campinas, o curso de Arquitetura e Urbanismo faz parte da Escola de Arquitetura, Artes e Design (prédio na foto) e tem duração de 5 anos, em período integral, com todas as disciplinas contendo atividades de desenvolvimento prático, alinhados à teoria estudada. A Universidade oferece diferenciais como uma maquetaria completa para produção de protótipos e marcenaria; softwares computacionais para elaboração de projetos e a sala de aula em formato ateliê, caracterizada pela presença de grandes mesas em que os alunos trabalham juntos.

Na PUC-Campinas, o curso de Arquitetura e Urbanismo tem duração de 5 anos, em período integral, com todas as disciplinas contendo atividades de desenvolvimento prático, alinhados à teoria estudada. A Universidade oferece diferenciais como uma maquetaria completa para produção de protótipos e marcenaria; softwares computacionais para elaboração de projetos e a sala de aula em formato ateliê, caracterizada pela presença de grandes mesas em que os alunos trabalham juntos.

“O formato da sala de aula ateliê é primordial para a gente aqui na PUC-Campinas, porque possibilita que em todas as disciplinas a gente desenvolva atividades práticas. A gente entende que o conhecimento na formação do arquiteto urbanista só faz sentido se o estudante conseguir entender como aplicá-lo na prática e conhecer outras visões, formas de fazer. Eles sempre têm algo a aprender um com o outro, na troca com os colegas”, ressalta a Diretora.

Além disso, ela chama a atenção para a visão institucional da PUC-Campinas, a formação humana e integral: “quando a gente fala que a arquitetura pensa os espaços que abrigam as ações humanas, não tem como ser arquiteto se não estivermos atentos às necessidades humanas, da maneira mais digna, da maneira mais justa, da maneira mais equilibrada e equitativa, para garantir a própria sobrevivência do ser humano”, diz.

A Universidade, ainda, oferece atividades de extensão como o PET (Programa de Ensino Tutorial), que dá aos estudantes a chance de ações junto à comunidade externa, como ensinar desenho arquitetônico aos alunos de ensino médio. Ele é um dos únicos, no país, financiado pelo MEC em universidade particular. A PUC-Campinas dispõe também de trilha acadêmica completa: com graduação, mestrado e doutorado em Arquitetura e Urbanismo. “Venham conhecer a faculdade”, acrescenta a Diretora. “É uma faculdade aberta, que gosta de receber muitos visitantes!”

Quer conhecer mais sobre o curso de Arquitetura e Urbanismo na PUC-Campinas? Clique aqui!



Daniel Bertagnoli
16 de dezembro de 2024