Desafio de Negócios da PUC-Campinas tem inscrições prorrogadas até 13 de novembro

Voltado a alunos e professores da Universidade, desafio decorre de parceria entre espaço Mescla e Kimberly-Clark, multinacional do segmento de higiene pessoal; R$ 7 mil serão distribuídos em premiações

O espaço Mescla da PUC-Campinas promove, dos dias 16 a 27 de novembro, das 17h às 19h20, um Desafio de Negócios voltado ao desenvolvimento de solução para a multinacional Kimberly-Clark. No total, R$ 7 mil serão distribuídos em premiação aos participantes (alunos e professores), que poderão se inscrever até 13 de novembro pelo site da Universidade. As atividades serão mistas, com etapas on-line, por meio da plataforma Microsoft Teams, e presencial (fase de prototipação), seguindo todos os procedimentos de segurança vigentes durante a pandemia.

“Na etapa on-line, os inscritos poderão participar de suas residências ou de qualquer outro lugar com acesso à Internet. A fase presencial, que terá suas datas definidas em cronograma preestabelecido durante as mentorias, será organizada com toda segurança as participantes”, explica o professor Maurício Pinheiro, um dos coordenadores do espaço Mescla.

A proposta da iniciativa é funcionar de forma similar a um Hackaton, espécie de maratona focada na criação e desenvolvimento de alternativas inovadoras para problemas de empresas. Atuante em 175 países, a Kimberly-Clark, do segmento de higiene pessoal, exibirá necessidade atual da multinacional aos participantes, que deverão se dividir em equipes de 4 a 5 membros para a proposição de planos às demandas da empresa.

Os grupos, preferencialmente formados por alunos e docentes de diferentes áreas do conhecimento (engenharia; design; enfermagem; áreas sociais e humanas; ou desenvolvedores front-end/back-end UX), serão submetidos a um cronograma de atividades que engloba a submissão de projetos – etapa voltada à apresentação do problema, da solução e da tecnologia utilizada –, avaliação (realizada por comissão julgadora, que analisará critérios como viabilidade, tecnologia e usabilidade), além da fase final de desenvolvimento do protótipo, que ocorrerá no espaço Mescla da PUC-Campinas.

As premiações, por sua vez, serão destinadas às três melhores equipes no encerramento do Desafio de Negócios. O grupo vencedor receberá R$ 5 mil, a ser dividido igualmente entre seus participantes. A equipe vice-campeã será favorecida com o valor de R$ 1,5 mil, e a terceira colocada, por fim, terá a quantia de R$ 500 disponibilizada pela Kimberly-Clark em até 30 dias após o término do desafio.

O regulamento geral, que contém informações relativas ao código de conduta, aos direitos autorais, às políticas de propriedade intelectual e aos objetivos, está disponível na página do evento. Também poderá ser obtida, por meio do site, a programação do desafio.

Vinícius Purgato
10 de outubro de 2020