
Cursos da ELC realizam aulas magnas com renomados profissionais das áreas de linguagem e comunicação
Diversos foram os assuntos tratados, pertinentes, tanto ao mercado, quanto à academia
Os seis cursos da Escola de Linguagem e Comunicação (ELC) realizaram, no último dia 27 de agosto, as suas aulas magnas, abrindo, oficialmente, o seu semestre letivo. Renomados profissionais das áreas de Jornalismo, Mídias Digitais, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Letras e Cinema e Audiovisual trataram de diversos assuntos pertinentes nos dias atuais, tanto ao mercado, quanto a academia. Todas elas aconteceram para as turmas do período matutino e noturno, exceto as dos cursos de Letras e Cinema e Audiovisual, que só ocorreram pela manhã.

Fernando Notari, editor de Inteligência Artificial do UOL, ministrou ambas as aulas magnas do curso de Jornalismo, tanto de manhã, quanto à noite.

Irineu Machado, gerente-geral de Conteúdo do UOL, foi um dos ministrantes da aula magna de Jornalismo ocorrida no período noturno.
Jornalismo
Ocorridas na Sala 800 do Prédio H01, as aulas magnas de Jornalismo foram ministradas por Fernando Notari, editor de Inteligência Artificial do UOL (tanto pela manhã, quanto à noite), e Irineu Machado, gerente-geral de Conteúdo do mesmo portal (somente no período noturno). Durante o evento, ambos abordaram a evolução da inteligência artificial (IA) desde a década de 1960 até os dias atuais, mostrando como a aplicação desta tecnologia está sendo realizada no jornalismo, com a apresentação de casos, em especial, relacionados ao que está acontecendo no UOL.
Enquanto Fernando é responsável por pesquisar, desenvolver e integrar ferramentas de inteligência artificial no dia a dia da redação, atuando na interseção entre jornalismo e tecnologia, Irineu é o responsável pelas equipes de Home Page, Qualidade de Conteúdo, Newsletters, Produtos para Assinantes e Iniciativas de Inteligência Artificial na Redação.
De acordo com a diretora do curso de Jornalismo, Profa. Dra. Karla Caldas Ehrenberg, os palestrantes trataram “do uso da inteligência artificial para a organização e o levantamento de dados e o feedback dos alunos e alunas foi bem interessante. O que nós queríamos trazer, na verdade, eram profissionais de mercado que pudessem apresentar um olhar sobre a atualidade, sobre o uso da tecnologia, com exemplos práticos do que está sendo feito nele. Nós queríamos, realmente, nomes fortes do mercado e, então, a Profa. Dra. Juliana Doretto fez essa ponte com esses dois grandes nomes do UOL”.

Patrícia Cesar, diretora de Mídia e Performance da Agência Arpejo, apresentou, durante a aula magna do curso de Mídias Digitais, um case referente a Santa Helena Alimentos, fabricante do amendoim Mendorato e da Paçoquita, mostrando, de ponta a ponta, como foi a campanha de verão da empresa e onde o profissional de mídias digitais esteve inserido, desde a ideia inicial, passando pela produção, até a veiculação, compra de anúncios e tráfego pago.
Mídias Digitais
As aulas magnas de Mídias Digitais, por sua vez, aconteceram na Sala 836, no Prédio H05, com Patrícia Cesar, diretora de Mídia e Performance da Agência Arpejo, sendo ela a responsável pela realização de planejamentos, compra e gestão de verbas publicitárias nos mais diversos meios de comunicação.
A professora Karla, que também é coordenadora do curso de Mídias Digitais, explica o objetivo da aula: “nós queríamos trazer alguém que falasse mais da parte estratégica da atuação do profissional que trabalha com mídias digitais para além da produção de conteúdo. Alguém que pudesse mostrar a importância dos conhecimentos sobre planejamento, estratégia e análise de métricas na formação do profissional de mídias digitais e a Patrícia foi trazida neste contexto. A Arpejo é uma agência com a qual nós estamos estabelecendo uma série de parcerias, que incluem desde esta aula magna até a realização de uma visita técnica à sua sede ainda neste semestre e muitas outras ações para o ano que vem com o intuito de ajudar os nossos estudantes em sua profissionalização, juntando mercado e academia”.
Ela continua dizendo que “a Patrícia apresentou um case superinteressante referente a Santa Helena Alimentos, fabricante do amendoim Mendorato e da Paçoquita, mostrando, de ponta a ponta, como foi a sua campanha de verão e onde o profissional de mídias digitais estava inserido, desde a ideia inicial, passando pela produção, até a veiculação, compra de anúncios e tráfego pago. Ao final, os alunos e alunas se mostraram bastante felizes”.

As aulas magnas do curso de Publicidade e Propaganda, ocorridas no Auditório Cardeal Agnelo Rossi, na Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais (HJS), foram realizadas pelo publicitário e especialista em construção de estratégias de marca Leonardo Gonçalves, sócio-fundador da Agência Grou e vice-presidente do Grupo Portal.
Publicidade e Propaganda
As aulas magnas do curso de Publicidade e Propaganda, ocorridas no Auditório Cardeal Agnelo Rossi, na Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais (HJS), foram realizadas pelo publicitário e especialista em construção de estratégias de marca Leonardo Gonçalves, sócio-fundador da Agência Grou e vice-presidente do Grupo Portal.
De acordo com o diretor do curso, Prof. Me. Hugo Gimenes de Lima, “o Leonardo já é um parceiro antigo da Faculdade de Publicidade e Propaganda e, durante a sua apresentação, ele trouxe aos estudantes questões referentes à inovação e ao uso da IA pelo mercado publicitário através de um olhar transversal, mostrando uma série de questões que foram tratadas no South by Southwest, mais conhecido como SXSW, que é um conjunto de festivais de cinema, mídia interativa, música e tecnologia, que é realizado, anualmente, em março, em Austin, no estado americano do Texas”.
Hugo esclarece ainda que o publicitário foi o escolhido para a realização desta aula magna, não só por ele ser um profissional conceituado na área, mas também “por ter propriedade para tratar de questões inovadoras que estão acontecendo, atualmente, no mercado, o que poderia, em muito, aproximá-lo de nossos alunos e alunas. Além disso, ele conseguiria explicar aos estudantes mais sobre o que acontece em uma agência de publicidade e o que é esperado do profissional da área, além de questões como estágios e entrevistas de emprego, ou seja, são coisas que vão para além do básico e, sem contar, que trazer um profissional de uma respeitada agência da cidade é algo que agrega valor para os nossos estudantes”.

As aulas magnas do curso de Relações Públicas foram ministradas pela conselheira, professora e executiva nas áreas de Comunicação e ESG (Ambiental, Social e Governança), Viviane Mansi, que tratou da trajetória do profissional de relações públicas, dos desafios enfrentados na carreira e dos cases de sucesso da profissão.
Relações Públicas
A Sala 805 do Prédio H01 foi o palco das aulas magnas do curso de Relações Públicas, ministradas pela executiva nas áreas de Comunicação e ESG (Ambiental, Social e Governança), conselheira e professora Viviane Mansi, que tratou da trajetória do profissional de relações públicas, os desafios enfrentados na carreira e os cases de sucesso da profissão. Ao final, aconteceu uma roda de perguntas com os estudantes.
De acordo com o diretor da Faculdade de Relações Públicas, Prof. Me. Pedro Arthur Nogueira, a escolha de Viviane se deu por ela ser “um dos talentos dessa geração, sendo referência em gestão, comunicação e relações públicas, com mais de vinte anos de experiência em comunicação corporativa, relacionamento com governos e sustentabilidade em empresas nacionais e multinacionais de grande porte, onde desenvolveu atividades como gerenciamento de risco e crises, fusões, aquisições, gestão de marca, desenvolvimento de porta-vozes, assessoria de imprensa, comunicação para lideranças, treinamentos em comunicação, mitigação de riscos e diversas outras ações”. Pedro ressalta ainda que “ambas as palestras foram um sucesso e os alunos e alunas saíram delas encantados”.
Letras
“Educação Linguística para as Infâncias: Um Convite para (Des)Aprendizagens” foi o tema da aula magna do curso de Letras, realizada pela Profa. Dra. Ana Paula Duboc, da Universidade de São Paulo (USP), na Sala 804 do Prédio H01. Durante a sua explanação, ela apresentou uma reflexão crítica sobre os processos de educação linguística voltados às infâncias, entendendo a linguagem não apenas como um instrumento de comunicação, mas como prática social atravessada por afetos, identidades, relações de poder e diversidade.
De acordo com o diretor do curso de Letras, Prof. Me. Carlos Eduardo Pizzolatto, “a partir de uma perspectiva discursiva e interdisciplinar, a palestrante buscou desconstruir concepções cristalizadas sobre o ensino de línguas, ampliando o olhar para a multiplicidade de saberes, repertórios e experiências linguísticas das crianças”.

A Profa. Dra. Ana Paula Duboc, da Universidade de São Paulo (USP), realizou a aula magna do curso de Letras, em que ela apresentou uma reflexão crítica sobre os processos de educação linguística voltados às infâncias, entendendo a linguagem não apenas como um instrumento de comunicação, mas como prática social atravessada por afetos, identidades, relações de poder e diversidade.
Ele comenta ainda que a professora também destacou a importância de “práticas pedagógicas mais sensíveis à pluralidade cultural e linguística presente nas escolas, valorizando os modos de dizer e de ser das infâncias e propôs alguns caminhos para a construção de uma educação linguística que possa romper com modelos normativos e excludentes, promovendo uma escuta ativa, o acolhimento das diferenças e o protagonismo infantil nos processos de ensino e aprendizagem”.
“A escolha da professora Ana Paula se deu em razão de sua reconhecida experiência acadêmica e de pesquisa na área da educação linguística e da educação bilíngue nas infâncias. A intenção foi trazer para o centro do debate um tema ainda pouco explorado nos cursos de Letras, sobretudo na licenciatura, tradicionalmente voltada para os contextos de ensino dos anos finais dos ensinos fundamental e médio. Ao abordar a educação linguística na infância, a palestra buscou ampliar horizontes formativos, convidando estudantes e docentes a refletirem sobre novas possibilidades pedagógicas, mais inclusivas e responsivas às realidades linguísticas e culturais das crianças”, explica o diretor da Faculdade de Letras.
Pizzolatto encerra dizendo que “considerou muito positiva também a ótima participação dos alunos e alunas no debate pós-palestra, com perguntas muito relevantes e bem formuladas, recebidas pela palestrante com muitos elogios”.

O diretor e pesquisador audiovisual Diego Ruiz, que atua há mais de vinte anos desenvolvendo filmes através das mais diversas técnicas narrativas e estéticas, realizou a aula magna do curso de Cinema e Audiovisual, “O Centenário do Cinema Campineiro”.
Cinema e Audiovisual
Por fim, o curso de Cinema e Audiovisual teve como tema de sua aula magna, “O Centenário do Cinema Campineiro”. Realizada na Sala 806 do Prédio H01, ela foi ministrada pelo diretor e pesquisador audiovisual Diego Ruiz, que atua há mais de vinte anos desenvolvendo filmes através das mais diversas técnicas narrativas e estéticas.
O convidado, duas vezes ganhador do prêmio Profissionais do Ano e responsável pela curadoria da exposição permanente do Museu da Imagem e do Som (MIS) de Campinas, “Campinas – 100 Anos de Cinema”, realizou uma abordagem histórica e estética sobre o desenvolvimento da sétima arte na metrópole ao longo desse último século.
O coordenador do curso de Cinema e Audiovisual, Prof. Dr. Caio de Salvi Lazaneo, explica que “nós julgamos muito importante que os nossos alunos e alunas aprendam sobre a importância do desenvolvimento da linguagem cinematográfica em Campinas, inclusive como um ponto de interesse nacional na perspectiva da história do cinema”. Ele ressalta ainda que “o encontro com Diego, que, além de realizador cinematográfico, também é curador e pesquisador, representa, através desta aula magna, uma excelente oportunidade de aprendizado para os estudantes do curso de Cinema e Audiovisual da PUC-Campinas”.
Momento de reflexão e estudos
O decano da Escola de Linguagem e Comunicação (ELC), Prof. Dr. Lindolfo Alexandre de Souza, explica que o objetivo das aulas foi “proporcionar, em cada curso da ELC, um momento de reflexão e estudos que apresentasse questões atuais e emergentes, com a presença de pesquisadores e de profissionais que são destaques em suas áreas de atuação. Além disso, a atividade foi uma oportunidade a mais de entrosamento entre os estudantes de cada curso, calouros e veteranos”.
Quanto a realizar todas as aulas em um mesmo dia, o decano explica que essa foi “uma opção da Escola e que o objetivo foi o de reforçar que cada profissional tem uma identidade específica dentro do grande campo da comunicação e da linguagem”.

