A PUC-Campinas estará com as inscrições abertas até sexta-feira, 17 de março, para o curso de extensão sobre o tema “A Matemática do Ensino Fundamental e estratégias para a sala de aula”. A proposta do curso segundo sua coordenadora, professora Raquel Brumatti, é tornar o ensino da disciplina mais prazeroso e integrado ao dia-a-dia dos estudantes. Os professores do Ensino Fundamental – público ao qual se destina – serão treinados a trabalhar com números, sistemas de numeração, adição e subtração, multiplicação e divisão de frações usando jogos didáticos como Ábaco, Cuisinare, Material Dourado, Jogo dos Retratos e Jogo Grão a Grão

A professora Raquel explica que a proposta do curso está relacionada à aplicação da Lei 11.114, de 16 de maio de 2005, por meio da qual o Ministério da Educação (MEC) determina que, a partir de 2006, as escolas públicas e particulares de todo o País terão seis anos para ampliarem o Ensino Fundamental de 8 para 9 anos.

Um dos argumentos do MEC em defesa da ampliação é a inclusão de crianças hoje fora das escolas. A mudança, no entanto, não é apenas de duração. Durante os seis anos de adaptação, a jornada diária também será gradativamente estendida, para a maior permanência das crianças nas escolas.

Estas mudanças trazem a necessidade de soluções criativas para o ensino, tornando-o mais atrativo. O curso de extensão “A Matemática do Ensino Fundamental e estratégias para a sala de aula” procura preparar os professores que atuam na disciplina em escolas públicas e particulares da região para esta nova realidade. As aulas – ministradas pelas professoras Raquel Brumatti e Elizabeth Adorno de Araújo – serão oferecidas no Laboratório de Ensino de Matemática da PUC-Campinas, situado no Campus I (Rodovia D. Pedro I, Km 136, Parque das Universidades, em Campinas)

A PUC-Campinas está com mais seis cursos de extensão com inscrições abertas sobre os seguintes temas: “Contabilidade Internacional”; “Introdução à Filosofia Clínica”; “A prática do exame vestibular com vectoeletronistagmografia digital”; “Vivência e prática jornalística no Bia-PUC”; “Gestão por competências”; e “Qualidade em serviços e relacionamento com os clientes”. As informações sobre a grade curricular e procedimentos para as inscrições em cada um deles estão no link Extensão do portal www.puc-campinas.edu.br.

13 de março de 2006