Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Curso de Design Digital participa de projeto internacional inédito com universidade chilena

Estudantes da PUC-Campinas e de universidade chilena desenvolveram projeto de forma colaborativa

O curso de Design Digital da PUC-Campinas participou, pela primeira vez, do Projeto COIL – Collaborative Online International Learning, um passo importante no processo de internacionalização do curso. Essa iniciativa global promove a colaboração entre estudantes e professores de diferentes países por meio de projetos integrados sobre temas em comum.

A estreia ocorreu no componente curricular de Tipografia (Módulo 1), conduzido pelo Prof. Dr. Victor Kraide Corte Real, que coordenou a parceria com o curso de Diseño Gráfico da universidade DUOC UC, do Chile. Na instituição chilena, as atividades foram orientadas pelas professoras Clara Guerrero e Marta Kiverstein.

Integrantes PUC-Campinas: Giovana Mascarello Fernandes, Murilo Bulisani Wurgler Buim, Letícia Fagundes Dias Calori, Letícia Miki Fujimura Graziani, Lorena Javaroni Canelli e Pietro Marroffino Floresti Integrantes DUOC: Fernanda Gomez, Mauricio Herrera, Moises Lyon, Sigrid Valdes

Durante quatro semanas, estudantes brasileiros e chilenos mergulharam juntos no universo da tipografia latino-americana, pesquisando famílias tipográficas criadas por designers da região e, a partir disso, desenvolveram cartazes tipográficos de forma colaborativa em grupos binacionais.

Para a estudante do curso de Design Digital da PUC-Campinas, Laissa Menezes, a experiência trouxe um novo olhar sobre sua área: “Fiquei muito animada com o projeto desde o início. Sou entusiasta das experiências singulares que a universidade oferece e essa com certeza é uma delas. Conhecer pessoas de outros países, especialmente da América Latina, e poder compartilhar a visão sobre a nossa área transformou a maneira como eu vejo o design.”

Os encontros entre as turmas foram realizados de forma online e síncrona, com início e encerramento presencial no Manacás da Universidade. No encontro final, os grupos apresentaram os resultados dos trabalhos desenvolvidos em conjunto.

A vivência internacional também impactou os estudantes em aspectos pessoais. Ana Laura Benato, estudante do curso de Design Digital, destacou o valor do contato humano proporcionado pela atividade: “O que mais me chamou a atenção foi ter a chance de aprender mais sobre outro país diretamente com pessoas que vivem lá. Acredito que essa experiência aumentou ainda mais o meu interesse em fazer um intercâmbio futuramente”, afirmou.

O professor Victor também ressaltou os ganhos da iniciativa: “Foi um processo de internacionalização muito rico para todos os envolvidos. Agora, fica o desejo de participar de outros projetos COIL, envolvendo nosso curso e demais áreas da universidade”.

Do lado chileno, a professora Clara Guerrero destacou a colaboração entre as culturas e o empenho dos alunos: “Foi fascinante observar como duas culturas, superando barreiras de idioma e horário, lograram colaborar eficazmente. Só posso destacar as boas práticas e a fabulosa motivação de todos da PUC-Campinas”.

Apesar de reconhecer algumas dificuldades na interação, o estudante de Design Digital Pietro Marroffino Floresti acredita que o projeto contribuiu para sua formação: “A proposta do projeto COIL é muito interessante, especialmente por incentivar a troca cultural e a colaboração internacional. Acredito que o projeto somou à minha formação ao me colocar em contato com metodologias colaborativas.”

A participação no COIL reforça o compromisso da PUC-Campinas com uma formação internacional, conectada e colaborativa, preparando seus estudantes para os desafios e oportunidades de um mercado cada vez mais global.



Carlos Giacomeli
23 de junho de 2025