Curso de Design de Moda abre Semana Fashion Revolution na PUC-Campinas

Agenda terá painéis, exposição, mesa redonda e palestra com temas atuais relacionados à moda e o combate à violência sexual

A PUC-Campinas realiza até sexta-feira a Semana Fashion Revolution, que trará uma agenda recheada de atividades que refletem temas atuais relativos à moda. Nesta terça-feira (25), os estudantes puderam acompanhar uma palestra sobre “Fibras alternativas naturais aplicadas à Indústria Têxtil”, com Raíssa Zogbi e também um painel com alunos e alunas sobre “Impactos socioambientais do Fast Fashion”.

Na Praça de Alimentação do Campus I, foi montada a exposição Denim Day – movimento de combate à violência sexual, data que acontece sempre na última quarta-feira de abril, Mês da Conscientização da Agressão Sexual. Os estudantes customizaram calças jeans com protestos contra a violência e em defesa da mulher.

Nesse “Dia do Jeans” as pessoas são incentivadas a usar roupas jeans como forma de manifestar sua posição contra a culpabilização das vítimas – campanha que começou quando a Suprema Corte Italiana reverteu uma sentença de estupro, em 1999, alegando que, como a vítima estava usando calças de jeans justas, ela provavelmente teria ajudado o agressor a tirar suas calças, indicando que haveria consentimento. Na ocasião, todas as mulheres do parlamento italiano usaram calças jeans no dia seguinte em solidariedade à vítima.

“A adesão do curso de Design de Moda da PUC-Campinas ao movimento global Fashion Revolution é essencial para uma educação humanitária, que promova a sensibilização dos estudantes quanto à importância dos valores da sustentabilidade e da justiça social como elementos condutores dos projetos de design voltados para a indústria têxtil e do vestuário”, comentou a Profa. Me. Roseana Sathler Portes Pereira, coordenadora do curso.

Nesta quarta-feira (26), às 8h30, haverá uma palestra sobre o panorama histórico do dia, com Sueli Pereira, da Santista Jeanswear. Logo depois, às 9h30, haverá uma mesa redonda com o tema: “A culpa não é da roupa: a responsabilização da vítima em casos de abuso sexual”, com a Profa. Dra. Stela Godoi, da Faculdade de Ciências Sociais da PUC-Campinas, a Profa. Dra. Tatiana Slonczewski, da Faculdade de Psicologia da PUC-Campinas e a Profa. Dra. Christiany Pegorari Conte, Faculdade de Direito da PUC-Campinas. A mesa redonda acontece na sala 800 do prédio H1.

Fechando a programação, na sexta-feira (28), na sala 803, haverá a palestra “O algodão responsável na moda brasileira”, com Manami Kawaguchi.

Carlos Giacomeli
25 de abril de 2023