Curso de Arquitetura e Urbanismo ganha destaque em concursos internacionais e regionais

Projetos dos alunos da FAU carregam a preocupação com soluções sustentáveis e socioeconômicas

*Por Elton Mateus Felix

Graduandos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da PUC-Campinas foram contemplados em diversos concursos nas últimas semanas. Em comum, os eventos, promovidos por entidades e organizações regionais, nacionais e internacionais, instigaram um olhar ecológica e socialmente responsável aos futuros profissionais, que, por sua vez, valorizaram o desafio.

Os finalistas no Concurso Internacional Voen Associates – Lagos: City of Water, estudantes do 8º semestre do Curso de Arquitetura e Urbanismo, Henry Farkas e Fernanda de Almeida Farche, orientados pela Profa. Nádia Forti, relataram com orgulho a experiência que possibilitou demonstrar valores compartilhados na Universidade. O projeto Urban Reorganisation surgiu da proposta de remodelar a área da comunidade de Makoko na Nigéria.

“Gostamos muito da proposta do concurso, que tratava de ideias e soluções para um local muito frágil e nos abriu oportunidades para exercermos este papel social do arquiteto, que vemos na sala de aula”, comenta Henry. “Foi muito gratificante poder participar da concepção de ideias para uma situação que necessita de soluções, mostrando que a arquitetura é digna e feita para todos”, completa Fernanda.

Os estudantes explicaram que os edifícios que ficam sobre a água, na maior parte da área, foram pensados com uma estrutura modular simples em que os próprios moradores pudessem auxiliar na construção. O projeto também setoriza áreas habitacionais, comerciais e institucionais, onde funcionariam escolas e hospitais, além de áreas livres com fazendas urbanas e espaços de uso coletivo.

Henry Farkas, juntamente com Gabriel Grothge Faria e Homero Zanattan, sob orientação do Professor e Diretor da FAU, Fábio Boretti de Araújo, receberam o segundo lugar no 13º Concurso CBCA (Centro Brasileiro de Construção em Aço) para Estudantes de Arquitetura, que trouxe como tema “Solução para Cidades e Comunidades Sustentáveis”.

Na opinião de Homero Zanattan, integrante da equipe, a modularidade construtiva do projeto, associada à questão de acessibilidade, é o ponto forte do trabalho, que visa ajudar comunidades necessitadas apresentando uma escola integrada com diversos equipamentos, biblioteca, local para eventos, entre outros espaços. O estudante também espera com expectativa o dia 28 de outubro, quando receberão a premiação em um evento promovido pelo CBCA.

O trabalho inscrito, que foi realizado na disciplina de Projeto E da Faculdade, passou por aprimoramento para atender ao edital do concurso. “O projeto atingiu um nível de complexidade e detalhamento que nunca antes tínhamos conquistado, sendo este concurso uma maneira de aprimorarmos muito aquilo que nos foi passado nas aulas”, comenta o estudante Gabriel Grothge.

Grothge também conquistou o segundo lugar no Concurso Parklet do Plasma 2020, que visava a uma construção em frente ao coworking e makerspace  da Unicamp. A competição, que contava com equipes interdisciplinares, recebeu 21 projetos elaborados por 89 estudantes de 15 universidades diferentes, segundo a organização. O aluno da PUC-Campinas desenvolveu um trabalho juntamente com colegas da USP e Unicamp.

Outros dois grupos com alunos da Universidade também foram evidenciados por meio de menção honrosa. A aluna Beatriz Cressoni, da equipe responsável pelo projeto EquiParklet, diz que, apesar do processo rápido, de um mês para execução, a possibilidade de trabalhar junto com uma colega do Curso de Engenharia Civil fez muita diferença. “Valeu muito a pena por conta do que aprendemos umas com as outras”, comenta a aluna.

No concurso nacional Novos Olhares – Cidade Inclusiva: Arquitetura para todos, quem se destacou foi o aluno Victor Carvalhaes, com o projeto “SHIS: Sistema de Habitação de Interesse Social – Centro de Limeira-SP”, com orientação do Prof. Luis Alexandre Amaral Pereira Pinto. O concurso recebeu 13 projetos de diferentes regiões do Sudeste e Sul do país, dos quais três foram contemplados pelo Júri.

Confira a lista de projetos premiados:

Projeto Novos Olhares – Cidade Inclusiva: Arquitetura para todos

Entre os três primeiros colocados – Victor Carvalhaes, projeto “SHIS: Sistema de Habitação de Interesse Social – Centro de Limeira-SP”, com orientação de Luis Alexandre Amaral Pereira Pinto.

Concurso Parklet do Plasma 2020

• Thiago Lopes Junho de Carvalho, PUC-Campinas, Arquitetura e Urbanismo

Voen Associates

Lagos: City of Water Architecture Competition 2020

Alunos Henry Farkas e Fernanda Farche foram finalistas com o projeto Urban Reorganisation.

CBCA- AÇO Brasil 2020

13ª edição – Solução para Cidades e Comunidades Sustentáveis

Segundo Lugar – Alunos Gabriel Grothge Faria, Henry Farkas e Homero Zanatta da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da PUC-Campinas.

Vinícius Purgato
19 de outubro de 2020