Coordenador do HIDS apresenta evolução do projeto ao Conselho Universitário

Reunião do Consun da PUC-Campinas recebeu o Prof. Mariano Laplane

O Coordenador-Geral do HIDS (Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável), Prof. Dr. Mariano Laplane, apresentou as evoluções do projeto aos integrantes do Conselho Universitário da PUC-Campinas. O plano, desenvolvido pela PUC-Campinas, Unicamp e outras instituições de ensino e pesquisa da região das universidades, pretende criar uma bairro inteligente que sirva de laboratório para experiências similares em outras cidades do Brasil e exterior.

Estiveram presentes na apresentação o Reitor da PUC-Campinas Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior, o Vice-Reitor Prof. Dr. Pe. José Benedito de Almeida David, pró-reitores Extensão, Graduação, Pesquisa e Administração, além de diretores de centros e cursos e representantes de professores, de funcionários e da comunidade.

Prof. Mariano, da Unicamp, falou sobre os avanços do projeto, com a perspectiva de aprovação do Plano Diretor do Município para a região até a metade deste ano. Também mostrou propostas de utilização e ordenação do bairro inteligente, que deve reunir laboratórios, residências, áreas de lazer e comércio, seguindo um modelo sustentável e com tecnologias avançadas para possibilitar menor impacto ambiental e melhorias de qualidade de vida.

Também falou sobre os desafios para resolver problemas viários e de ocupação imobiliária da região, que é dividida em áreas públicas e privadas, e de atrair recursos e investimentos. Ele destacou que se trata de um projeto complexo de longo prazo, para os próximos 20 anos, com potencial de impactar toda a cidade de Campinas e o Estado de São Paulo.

A PUC-Campinas participa ativamente da elaboração do HIDS, em especial com grupos de trabalho formados nos cursos de Arquitetura e de Direito. Professores e pesquisadores da Universidade auxiliam na elaboração dos planos de ocupação da área e também das salvaguardas jurídicas necessárias ao projeto.

Marcelo Andriotti
25 de março de 2022