Comitê do CNPq visita encontros de Iniciação Científica e de Desenvolvimento Tecnológico

Eventos fazem parte da Semana Acadêmica e divulgam pesquisas da Universidade

O Comitê Externo do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) estará na PUC-Campinas para avaliar os 224 novos Planos de Trabalho de Iniciação Cientifica (ciclo 2022/2023) de estudantes da graduação da Universidade no XXVI Encontro de Iniciação Científica e no XII Encontro de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação. Estes eventos integram a Semana Acadêmica de 24 a 28 de outubro.

O Comitê do CNPq também avaliará 12 Planos de Trabalho de Iniciação Científica no Ensino Médio com os alunos do Colégio de Aplicação Pio XII.

Na terça-feira (25), às 08h30, o Comitê participará da apresentação dos destaques das Pesquisas dos Programas de Pós-Graduação da Universidade no auditório do Campus I e, ao longo do dia, avaliarão os pôsteres dos novos Planos de Trabalhos (ciclo 2022/2023) expostos nas quadras do CCHSA (Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas) e as apresentações orais dos Planos de Trabalho de Iniciação Científica concluídos (ciclo 2021/2022).

Ainda, nesta Semana Acadêmica ocorrerá o IV Postgraduate Meeting com a apresentação dos projetos de pesquisa, apresentados em inglês, de alunos de alunos do mestrado e doutorado da PUC-Campinas por meio de pôsteres nas Quadras do CCHSA. Estes trabalhos serão apreciados por avaliadores externos de instituições, de representantes de setores governamentais, não governamentais, empresas e ex-alunos dos Programas de Pós-Graduação da PUC-Campinas que foram convidados pelas Coordenadorias dos Programas de Pos-Graduação.

O objetivo dos eventos da Pesquisa é criar uma integração entre estudantes e pesquisadores, bem como a disseminação do conhecimento e das pesquisas desenvolvidas na Universidade para a sociedade.

Iniciação Científica

A realização do XXVI Encontro de Iniciação Científica e do XII Encontro de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação qualifica, incentiva, socializa e fortalece a Iniciação à Pesquisa na Universidade em todas as áreas do conhecimento.

A Iniciação Científica e a Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico são os primeiros passos da formação de um pesquisador. São instrumentos de formação que consolidam a missão da Universidade, qualificam a graduação e proporcionam ao estudante seu engajamento na pesquisa científica.

Além do aprendizado específico, elas contribuem para o desenvolvimento de habilidades e competências, como, por exemplo, o trabalho em equipe, criatividade, pró-atividade, elaboração de hipóteses e busca de solução de problemas.

Os alunos também participarão de palestras e minicursos, socializam os Planos de Trabalhos realizados e são avaliados pelos docentes pesquisadores da Universidade e por Bolsistas de Produtividade do CNPq.

Marcelo Andriotti
18 de outubro de 2022