Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Cobertura eleitoral é tema de debate da Jornada de Jornalismo

Evento reunirá profissionais de redação e de instituições públicas; objetivo é refletir e discutir a prática de jornalistas na mediação de campanhas políticas

A Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas promove de 12 a 14 de setembro a Jornada de Jornalismo, tradicional evento do curso. Este ano a temática da Jornada será “O jornalismo em ano de eleição”. Serão realizadas quatro mesas de debates, todas na sala 800, no prédio H01, nos períodos matutino e noturno.  A abertura do evento será no dia 12, à noite, e o encerramento, no dia 14, pela manhã.

O objetivo da Jornada é refletir e discutir o papel do jornalista como mediador das coberturas jornalísticas nas eleições. Participam do evento jornalistas com experiência na cobertura de eleições em mídias impressas e eletrônicas, além da comunicação institucional de órgãos públicos.

Será lançado na Jornada de Jornalismo o livro “O Brasil de Bolsonaro – testemunhos históricos de um país em guerra narrativas”, da jornalista Carolina Margiotte Grohmann, formada pela PUC-Campinas, que participará de uma das mesas de debate.

Não é preciso fazer inscrições para participar da Jornada, que é aberta aos alunos da Faculdade de Jornalismo e egressos do curso.

Programação

Dia 12, às 19h20

A abertura da Jornada de Jornalismo será no dia 12, às 19h20 com a presença dos jornalistas Fabio Zanini, da Folha de S.Paulo, Felipe Souza, da BBC News Brasil, que falarão sobre a cobertura das eleições em jornais e sites e Luiz Guilherme Fabrini, diretor de comunicação da Prefeitura Municipal de Campinas. A previsão de término é às 22h30.

Fabio Zanini é jornalista formado pela ECA-USP, com mestrado em Relações Internacionais pela Universidade de Londres. Atualmente é editor do Painel, da Folha de São Paulo, e também foi editor de Política e Internacional, correspondente em Londres e na África do Sul e repórter de política em São Paulo e Brasília, entre outras funções. É autor de dois livros: “Pé na África” (2013) e “Euforia e Fracasso do Brasil Grande” (2017).

Repórter da BBC News Brasil em São Paulo, há seis anos, Felipe Souza é formado em jornalismo pela PUC-Campinas, em 2011. Trabalhou na Folha de S. Paulo, na editoria Cotidiano e também escreveu para as editorias Mercado, Turismo, Poder, Esporte, Guia e Comida do jornal. Participou de grandes coberturas nacionais, como a prisão e soltura do ex-presidente Lula, as chacinas em Manaus, a facada em Jair Bolsonaro em Juiz de Fora e quatro eleições. Ganhou em 2019 o prêmio Dom Hélder Câmara de direitos humanos, da CNBB, com o melhor trabalho na categoria jornal/ internet com a reportagem “A saga dos moradores de rua em São Paulo por um copo d’água”. Foi estagiário no G1 Campinas, na EPTV.

Luiz Guilherme Fabrini é secretário de Comunicação da Prefeitura de Campinas. Jornalista formado pela PUC-Campinas, com especialização em Comunicação Pública pelo Centro Universitário UniMetrocamp, foi diretor de Jornalismo do SBT, em Brasília, e trabalhou nos veículos Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Correio Popular, Diário do Povo e EPTV. Dirigiu a Comunicação da Câmara Municipal de Campinas (na gestão do presidente Dário Saadi) e da Secretaria de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo. É autor do livro “Grama – a Biografia de Magalhães Teixeira” e coordenador do livro “Campinas, 240 anos de história”. É Secretário de Comunicação da Prefeitura de Campinas desde 2013.

Dia 13, às 8 horas

A comunicação institucional e jornalística em ano de eleição será a temática da mesa do dia 13 pela manhã, que será composta por Dario “DJota” Carvalho, assessor de imprensa da Câmara Municipal de Campinas e os jornalistas Soraya Agege e Mauricio Simionato.

Jornalista formado pela PUC-Campinas e mestre em Educação pela Unicamp, Dario “DJota” Carvalho é jornalista formado pela PUC-Campinas e mestre em Educação pela Unicamp. Atualmente, é assessor de imprensa da Câmara Municipal de Campinas e diretor de Jornalismo da TV Câmara Campinas. Foi professor da PUC-Campinas por quase nove anos, ministrando diversas disciplinas nas graduações de Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade e Propaganda. Também ministrou na universidade curso de especialização em Jornalismo e Política.

No jornalismo diário, iniciou a carreira na Folha de São Paulo como repórter e depois se transferiu para o Correio Popular, onde foi repórter e editor em diversos cadernos, além de colunista de cultura. Também no Correio Popular atuou como quadrinista, publicando por mais de dez anos a tira Só Dando Gizada – apaixonado por quadrinhos e desenhos animados, também criou e é responsável pelo site www.mundohq.com.br. É sócio fundador da D&D Assessoria de Comunicação É autor de livros como Escola de Sacis (Pandora), A Educação está no Gibi (Papirus), Terminal Ramos de Azevedo: a Rodoviária de Campinas (PMC) e Ponte Preta: 110 anos, 110 fatos.

A jornalista Soraya Aggege é formada pela PUC-Campinas e pós-graduada em Comunicação Social, com 34 anos de experiência. Adquiriu amplo know-how e reconhecimento nacional em reportagens de Política Nacional, Direitos Humanos e Meio Ambiente, para grandes veículos de imprensa como O Globo e Folha de S. Paulo, até 2010. Desde 2011, se dedica à amplificação e diversificação da carreira em Comunicação com foco em opinião pública, tendo coordenado assessorias de imprensa, análises de imprensa, análises de contextos, gestão de imagens, gestão de crises, desenvolvimento de estratégias de comunicação. Atua pela própria empresa, Reserva Comunicação e Estratégia Ltda.

Mauricio Simionato é jornalista formado pela PUC-Campinas. É assessor de imprensa do Aeroporto Internacional de Viracopos (SP) e tem experiência em redação de jornais. É produtor de conteúdo, tem MBA em Comunicação e Marketing e é mestrando na Unicamp (LabJor/IEL). É autor de três livros de poemas.

Dia 13, às 19h20

As eleições nas periferias e o gênero serão tema das discussões da noite do dia 13. Participarão da rodada os jornalistas Isabela Leite, da GloboNews, Paulo Talarico, da Agência Mural de Jornalismo das Periferias e a pesquisadora Carolina Margiotte Grohmann

Formada pela PUC-Campinas, Isabela Leite atualmente é repórter da GloboNews e TV Globo, em São Paulo. Pós-graduada pela Fundação Cásper Líbero em Jornalismo e Novas e com especialização em Direito da Mulher pela Escola Brasileira de Direito das Mulheres (EBDM), ela é bolsista do ‘Reporting Fellowship’ promovido pelo ‘The International Center for Journalists’. Atualmente, Isabela é aluna em curso da pós-graduação da PUC-Minas em Direito Internacional e Direitos Humanos.

 Paulo Talarico é cofundador da Agência Mural de Jornalismo das Periferias, onde ocupa o cargo de editor-chefe de jornalismo e foi correspondente de Osasco, na Grande São Paulo. Atuou também como repórter de política em veículos da imprensa da região oeste entre 2012 e 2018. Formado em jornalismo pela Universidade São Judas Tadeu e bacharelado em História pela Universidade de São Paulo, tem pós-graduação em jornalismo esportivo pelo Instituto de Pós-Graduação & Graduação (IPOG) e curso técnico de locução para rádio e TV pela Rádio Oficina. Cursa Master em Jornalismo de Dados, Automação e Data Storytelling no Insper.

Jornalista formada pela PUC-Campinas, Carolina Margiotte Grohmann é jornalista e mestranda no Programa de Pós-Graduação em Culturas e Identidades Brasileiras do Instituto de Estudos Brasileiros/USP. Participou da residência cultural e artística “Os Brasis em São Paulo” como pesquisadora, entrevistadora e escritora da história do sambista Carlão do Peruche, em exposição no centro cultural Red Bull Station (2016). Colaborou como pesquisadora e entrevistadora em inúmeros projetos de memória social e institucional.

Atuou como entrevistadora e escritora de tributos para o Inumeráveis Memorial (2020-2021) e participou de projetos culturais e de literatura na Amazônia brasileira. É autora do livro “O Brasil de Bolsonaro – testemunhos históricos de um país em guerra narrativas”, que será lançado na Jornada de Jornalismo.

Dia 14, às 8 horas

No último dia do evento os jornalistas Cleber Mata, André Camarão e Marcos Andrade debaterão a cobertura das eleições pelos veículos de comunicação.

Cleber Mata é jornalista graduado pela PUC-Campinas e especialista em Marketing Político pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo ECA/USP. Atuou por dez anos na Subsecretaria de Comunicação do Governo de São Paulo, onde ocupou todas as funções. Na Subsecom, criou o braço digital do Governo de São Paulo. Também foi um dos responsáveis por implementar no Governo de São Paulo o Núcleo do Interior de Comunicação, que atende exclusivamente veículos de fora da Capital.

Em 2014, coordenou todo o conteúdo da campanha à reeleição de Geraldo Alckmin que foi eleito no primeiro turno. Em 2018, ficou à frente do Núcleo de Informações Estratégicas da campanha de João Doria, eleito governador com 10,9 milhões de votos. Jornalista formado pela PUC-Campinas (1984) e especialista em Gestão e Produção em Jornalismo (2012) pela mesma Universidade.

André Camarão é sócio-proprietário da Captação – Produtora de Vídeo, dedicada à produção audiovisual de institucionais e conteúdo para redes sociais. Nos 38 anos de atuação como jornalista, teve experiências em redações de emissoras de televisão, como a EPTV Campinas. Atuou como redator, produtor, repórter, editor de conteúdo e gestor. A experiência em TV ultrapassa 20 anos, sendo a mais marcante delas como diretor de Jornalismo da TVB Campinas (inicialmente afiliada ao SBT e depois à Record), cargo que exerceu entre os anos 2004 e 2020.

Na sequência, teve a oportunidade de atuar como editor de conteúdo na CNN Brasil. Passou ainda pela redação de jornais impressos, como o Correio Popular (1985), de Campinas, e o Jornal de Jundiaí (1984). Atuou na área acadêmica, como professor da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, entre 2002 e 2005; 2009 e 2011, e do Instituto Hoyler de Educação, entre 2008 e 2010.

Marcos Andrade é formado em jornalismo pela Unesp e pós-graduado em Gestão em Comunicação em Mídias Digitais pelo Senac, atuou por 11 anos na Rádio e TV Bandeirantes de Campinas, desempenhando as funções de produtor, repórter, editor e apresentador nos veículos do grupo: TV Band Mais, Rádio BandNews FM de Campinas e Rádio Bandeirantes de Campinas. Também atuou nas redes sociais e nos sites das emissoras. Desde julho de 2022, é repórter nos sites Acidade On Campinas e no Tudo EP.

Serviço

Jornada de Jornalismo 2022

Tema: O jornalismo em ano de eleição

De 12 a 14 de setembro

Das 8 às 11h35 e das 19h20 às 22h35

Sala 800, campus I, PUC-Campinas

Informações: dir.jornalismo@puc-campinas.edu.br

Fone: 3343-7158

Programação

Dia 12, às 19h20

  • Fabio Zanini, Folha de S.Paulo
  • Felipe Souza, BBC News Brasil
  • Luiz Guilherme Fabrini, diretor de comunicação da Prefeitura Municipal de Campinas

Dia 13, às 8 horas

  • Dario “DJota” Carvalho, assessor de imprensa da Câmara Municipal de Campinas e diretor de Jornalismo da TV Câmara Campinas
  • Soraya Aggege, proprietária da Reserva Comunicação e Estratégia Ltda.
  • Mauricio Simionato, assessor de imprensa do Aeroporto Internacional de Viracopos e com experiência em cobertura política

Dia 13, às 19h20

  • Isabela Leite, GloboNews
  • Paulo Talarico, Agência Mural de Jornalismo das Periferias
  • Carolina Margiotte Grohmann, jornalista, mestranda e pesquisadora

Dia 14, às 8 horas

  • André Camarão, sócio-proprietário da Captação – Produtora de Vídeo
  • Marcos Andrade, repórter Cidade On
  • Cleber Mata, secretário de comunicação do Governo do Estado de São Paulo

 



Carlos Giacomeli
12 de setembro de 2022