Ciências da Religião inaugura Doutorado com aula magna especial

Aula inaugural foi ministrada pela Profa. Dra. Carolina Teles Lemos, Coordenadora da Área 44 de ciências da religião e teologia da CAPES

A PUC-Campinas realizou, nesta terça-feira (12), por meio do PPG (Programa de Pós-Graduação) de Ciências da Religião, a aula magna inaugural do novo programa de Doutorado, ministrada pela Profa. Dra. Carolina Teles Lemos, Coordenadora da Área 44 de Ciências da Religião e Teologia da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).  A nova modalidade é disponibilizada justamente 10 anos após a criação do PPG de Ciências da Religião.

A aula foi realizada no auditório Dom Agnelo Rossi, com a presença do Vice-Reitor Prof. Dr. Pe. José Benedito de Almeida David, professores do PPG, representantes da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão e estudantes.

A abertura do evento foi feita pelo Prof. Dr. Douglas Ferreira Barros, coordenador do PPG de Ciências da Religião. “É uma aula festiva de um programa completo agora. Nós estamos comemorando também 10 anos do Programa de Ciências da Religião e tivemos a felicidade de, nesse contexto, abrir o Doutorado. Com ele teremos novas perspectivas de abertura de pesquisas e horizontes de pesquisa. Queremos abrir a discussão sobre a área de Ciências da Religião e os projetos dos nossos investigadores, para um diálogo mais próximo da comunidade universitária e da comunidade próxima à PUC-Campinas”, explica.

Depois, quem falou foi o Vice-Reitor da Universidade, que deu boas-vindas e parabenizou a todos. “É uma alegria ver acontecendo o nosso Doutorado”, disse. “Quero agradecer muito o trabalho de vocês todos. Quero agradecer a presença e o diálogo de vocês na Universidade, quebrando barreiras, preconceitos e tabus, e fazendo as pessoas perceberem que o sagrado está presente na vida de todos nós e que, de repente, é de lá que vem o sentido para o que nós vivemos e fazemos”, reforçou.

A Profa. Dra. Carolina Teles Lemos falou sobre o doutorado no país, relembrando que apenas 3% da população tem acesso a esse grau de formação, dando relevo à importância do programa. Ela revelou também que a novidade é um motivo pessoal de alegria, principalmente pela relação afetiva de ter participado do processo por vários anos. “É um prazer e uma alegria estar presente na abertura desse curso de Doutorado. É um passo significativo para o programa de PPG de Ciências da Religião da PUC-Campinas e também é um prazer porque eu participei desde o começo das avaliações anteriores, quando se estava pensando na criação desse Doutorado. Vai ser um salto qualitativo para a Instituição”, reforça.

No Campus I

Antes da aula, ocorrida no período da tarde, a professora Carolina Teles Lemos esteve na Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, na companhia do professor Douglas, onde foi recebida pela Pró-Reitora Profa. Dra. Alessandra Borin Nogueira, e pela Gerente de Pesquisa e Stricto Sensu, Profa. Dra. Carla Cristina Enes Gomes.

Carlos Giacomeli
12 de março de 2024