Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Uma das formas mais significativas de inclusão social é a entrada no mercado de trabalho. Pensando deste modo, o Centro Interdisciplinar de Atenção à Pessoa com Deficiência (CIAPD) da PUC-Campinas, em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da PUC-Campinas, abre as portas para pessoas com deficiência física, mobilidade reduzida, sensorial, intelectual e múltipla, a partir de 16 anos de idade.

 

O CIAPD foi criado na década de 90, e desde então promoveu diferentes modalidades de projetos sempre com ênfase na inclusão social da pessoa com deficiência. Especificamente, no ano de 2014, adentrou uma nova fase no trabalho de inclusão social, voltada para a preparação da pessoa com deficiência para o mercado de trabalho.  

 

Agora, todas as energias dos profissionais estão voltadas em preparar os alunos para o mercado de trabalho, possibilitando que se tornem empreendedores de suas ações, permitindo assim, sua efetiva atuação profissional no mercado formal e informal.

 

O trabalho realizado no CIAPD busca demonstrar à sociedade que as pessoas devem ser reconhecidas pelo seu potencial independente das características e/ou condições.  A proposta almeja o desenvolvimento de ações efetivas que ampliem as possibilidades de emancipação das pessoas com deficiência, condizentes com a política de Extensão da Universidade, na busca da construção de uma sociedade mais justa e solidária.    
 

“Um dos nossos principais objetivos é de conscientizar a pessoa com deficiência da importância e da possibilidade de sua vinculação com o mundo do trabalho. Promovemos o desenvolvimento da autonomia, já visando à empregabilidade”, define a Coordenadora do Centro Interdisciplinar de Atenção à Pessoa com Deficiência (CIAPD) da PUC-Campinas, Profa. Dra. Karina de Carvalho Magalhães. 

 

A preparação da pessoa com deficiência para o mundo do trabalho ocorre por meio da promoção de oficinas interdisciplinares que englobam as temáticas: Empreendedorismo e Empregabilidade, a Inclusão Digital, a Orientação e acompanhamento de carreira e Jogos e modalidades esportivas.

 

O aluno matriculado participará, gratuitamente das oficinas, ao longo de 1 ano,   cumprirá uma carga-horária de 12 horas semanais, e será certificado de acordo com as competências alcançadas. 

 

“Sabemos que não basta apenas preparar. Por isso, acompanhamos o ingresso e permanência da pessoa com deficiência no mercado de trabalho, assessorando-a em suas necessidades”, esclarece a Profa. Dra. Karina de Carvalho Magalhães.

 

Como ingressar

 

O ingresso de novos alunos no Centro Interdisciplinar de Atenção à Pessoa com Deficiência (CIAPD) ocorre por meio do agendamento de entrevista no próprio Centro via e-mail ou telefone, de forma espontânea, ou por encaminhamentos diversos de profissionais das áreas de Saúde, Educação e outras Instituições.

 

O CIAPD localiza-se no Campus I da PUC-Campinas (Rodovia Dom Pedro I, Km 136, Parque das Universidades – Campinas/SP). Contato através dos telefones (19) 3343-7116 / (19) 3343-7022 ou pelo e-mail ciapd@puc-campinas.edu.br



Portal Puc-Campinas
21 de setembro de 2015