Cesta básica em Campinas tem alta acentuada em janeiro

Entre as altas se destacam as da batata, do feijão e do arroz

O Observatório PUC-Campinas divulgou o resultado da análise do custo da cesta básica e variações de preços na cidade de Campinas referente ao mês de janeiro de 2024. O estudo é coordenado pelo Prof. Me. Pedro de Miranda Costa.

“No primeiro mês do ano a Cesta em Campinas sofreu alta importante, de 3,55%, atingindo o valor de R$ 739,38. Esse avanço acompanhou o ocorrido em outras capitais do país que, em sua maioria, também apresentaram alta”, disse o Prof. Pedro.

Clique aqui para ver estudo na íntegra

Considerando-se o custo da cesta e a preconização de que o salário-mínimo seja suficiente para a aquisição de três cestas, o valor do “Mínimo” necessário deveria ser de R$ 2.218,14. Considerando o salário-mínimo real, já com o valor atualizado de R$ 1412,00, esse é comprometido em 52,4% para aquisição da cesta.

No mês de janeiro de 2024, o custo da cesta básica para uma pessoa na cidade de Campinas foi de R$ 739,38, apresentando uma alta de 3,55% em relação a dezembro de 2023. Trata-se da terceira alta consecutiva desde outubro do último ano, acumulando nesse período uma variação de 7,01%. Dos 13 itens pesquisados, 8 apresentaram aumento em seus preços.

Entre as altas se destacam da batata (24,69%), do feijão (11,50%) e do arroz (7,29%). Este último teve nos últimos seis meses uma variação acumulada de 27,23%. Apresentaram recuos importantes os preços da manteiga (variação de -2,76%) e da farinha (-3,80%).

Marcelo Andriotti
15 de fevereiro de 2024