Cesta básica em Campinas sobe 2,18% no mês de novembro

Estudo do Observatório PUC-Campinas mostra o tomate com a maior alta

O Observatório PUC-Campinas publica o custo da cesta básica e variações de preços na cidade de Campinas referente ao mês de novembro de 2022. O custo da cesta básica foi de R$ 727,66, apresentando uma alta de 2,18%. O salário-mínimo necessário, considerando duas pessoas adultas e duas crianças, seria de R$ 2.182,98. O estudo é coordenado pelo  Prof. Me. Pedro de Miranda Costa, tendo como assistente Ana Clara Brilha da Silva.

A alta verificada na cidade de Campinas está abaixo apenas de três das capitais apuradas. Este é terceiro mês de divulgação do índice da cesta básica na cidade feito pelo Observatório PUC-Campinas. O custo da Cesta desde o mês de setembro acumula uma elevação de 6%.

Dos 13 itens considerados, verificou-se redução em quatro deles e uma alta em outros nove, com destaque para o tomate, que sofreu alta de 28,9%, representando individualmente uma elevação de R$ 79,00 no custo da cesta.

A elaboração da Cesta Básica Campinas segue-se metodologia do Dieese em relação aos 13 itens de alimentação e quantidades conforme cada região do país. Os preços foram coletados em 28 estabelecimentos da cidade de Campinas entre os dias 16 e 22 de novembro.

Marcelo Andriotti
15 de dezembro de 2022