Centro Gastronômico da PUC-Campinas é inaugurado com espaço para cursos e restaurante

Novo prédio abrigará Curso de Gastronomia e Restaurante Escola aberto ao público

A PUC-Campinas inaugurou na sexta-feira (24) seu Centro Gastronômico, que abrigará o Curso de Gastronomia, o Restaurante Escola e espaços para empresas do ramo de alimentação que farão parcerias com a Universidade. O novo prédio fica no Campus I e o seu restaurante será aberto em breve também para o público externo.

O evento de inauguração contou com o Grão-Chanceler da PUC-Campinas e Arcebispo Metropolitano de Campinas D. João Inácio Müller, o Reitor Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior, o Vice-Reitor José Benedito de Almeida David, pró-reitores, decanos, docentes, estudantes e convidados como a Secretária Municipal de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli, a de Desenvolvimentos Econômico, Tecnologia e Inovação, Adriana Flosi, Antonio Dias, diretor do Grupo Royal e vice-presidente da Associação Brasileira de Indústrias e Hotéis, e representantes da Abrasel, do Inova Campinas e do Campinas e Região Convention & Visitors Bureau, entre outros.

“Temos que ter coragem de inovar, de atuar em várias frentes e de trabalhar com vários parceiros, que pensem diferente, mas não o contrário, que somem à nossa missão”. disse D. João.

“Queremos que a Universidade avance e, ao avançar, se torne cada vez mais relevante para a sociedade campineira, para o Brasil, para o mundo e para a missão da igreja, onde ela nasceu”, disse o Reitor.

O restaurante inaugurado contará com ambiente contemporâneo alinhado com as mais novas e elegantes tendências do setor de alimentação. Ele será aberto aos docentes, discentes, funcionários, público externo e convidados, oferecendo desde serviços de cafeteria pela manhã a refeições completas no horário do almoço em sistema à la carte com opções de menu executivo (entrada, prato principal e sobremesa) a um preço fixo.

A chef Andreia Pimentel, coordenadora do curso de Gastronomia, também falou na inauguração. “A ideia do Curso de Gastronomia é trazer inovação e também trabalhar com uma boa formação de gestores, com aulas práticas e operacionais dentro do curso. Trouxemos empresas nacionalmente conhecidas, parceiras no projeto. Vamos trabalhar com mídias digitais, gravação de programas, aulas experimentais, experiências gastronômicas e participação dessas empresas importantes. Temos bancadas e equipamentos dos mais modernos do mundo e com layouts semelhantes aos das melhores escolas e mais conceituados restaurantes”, disse a Diretora.

O restaurante, além de suprir as necessidades do público em geral, também fará parte da formação prática dos alunos, onde poderão vivenciar na prática todos os setores do restaurante com a supervisão do chef docente.

O Centro de Gastronomia reunirá diversas frentes de atuação: um Curso Tecnólogo de Graduação em Gastronomia, um Curso Profissional em Gastronomia, o Restaurante Escola Executivo e um Pool de Negócios Gastronômicos.  Segundo Andreia, a iniciativa está ancorada nos conceitos e tendências da indústria 4.0.

O Curso Tecnólogo de Graduação começou neste semestre no período matutino e terá duração de quatro semestres. O objetivo é contribuir para a formação de novos profissionais e atender a demanda do mercado regional.

O Curso adota a metodologia conhecida como learning by doing – utilizada nas melhores escolas de gastronomia do exterior, a qual privilegia o uso de cozinhas profissionais para aulas práticas, além da oportunidade de atuar em bancadas individuais.

O corpo docente é composto por profissionais que se formaram nas principais escolas de gastronomia da Europa e atuaram em renomados restaurantes internacionais.

O Espaço Mescla instalado no prédio abrigará o Pool de Negócios Gastronômicos e estará integralmente vinculado ao Curso de Graduação em Gastronomia. Essa sinergia tem o intuito de promover mais que o aprendizado técnico da gastronomia.  “Vamos oferecer aos estudantes a possibilidade real e imediata de inserção no mercado de trabalho. Teremos um espaço com salas de coworking e a promoção do relacionamento direto entre empresários do setor e estudantes para que seja possível gerar novos negócios na área da gastronomia”, disse Andreia.

Já o Curso Profissional de Gastronomia será uma versão mais compacta, de apenas nove meses, e será oferecido no período noturno, duas vezes por semana. Além de aprimorar algumas técnicas específicas da gastronomia, ele é ideal para quem não tem muito tempo e aprecia a arte da cozinha.

O centro, além do restaurante, terá quatro cozinhas com que há de mais moderno em infraestrutura e equipamentos, sendo um deles o estúdio “instagramável” para a realização de aulas interativas dentro do universo digital e plataformas de streaming.

“A PUC-Campinas sempre foi vanguardista em tudo que fez e esse novo curso representa essa vanguarda. Tenho certeza que teremos aqui um espaço e um compromisso da Universidade do respeito com a alimentação como parte das relações humanas e da nossa sociedade”, disse a Secretária Municipal de Cultura e Turismo Alexandra Caprioli.

Entre as empresas que já iniciaram parcerias com o Centro Gastronômico estão a Aços Macon, Perfecta, Únox, Nespresso, Mysousvide & Thermomix, Viking Equipamentos e Carpigiani Sorvetes. Também estão previstas parcerias no exterior. No Peru, o Lima Peru Le Cordon Bleu e USIL (curso intensivo de cozinha peruana), na França o Relaix Chateau (com estágio remunerado em restaurantes estrelados), e Portugal e Itália, com enogastronomia nas principais vinícolas e pontos gastronômicos.

Marcelo Andriotti
24 de fevereiro de 2023