
Campanha Antirracista pela Cor do Esporte ganha apoio do Corinthians e terá vídeo na Arena do Torcedor
Evento foi realizado na Prefeitura de Campinas e contou com a presença de autoridades e entidades
O Programa Antirracista Pela Cor do Esporte anunciou novidades na tarde desta terça-feira (26). Em cerimônia realizada ontem no Paço Municipal, com o tema “Futebol Mundial sem Racismo”, o Corinthians passou a manifestar seu apoio à campanha. Outra novidade foi o anúncio de que o vídeo da campanha “Abrace Essa Causa” fará parte da programação da Arena do Torcedor, criada pela prefeitura para veicular os jogos do Brasil na Copa do Mundo.
O Programa Antirracista Pela Cor do Esporte foi criado no ano passado pelo Centro de Estudos Africanos e Afro-Brasileiros Dra. Nicéa Quintino Amauro (CEAAB) da PUC-Campinas, em parceria com a Prefeitura de Campinas, OAB, Ministério Público, Federação Paulista de Futebol, Ponte Preta, Guarani e Vôlei Renata, com o intuito de realizar um esforço contínuo na luta contra a discriminação no esporte.
As novidades foram anunciadas com a presença de autoridades e entidades envolvidas na causa.
“É uma honra para a Prefeitura fazer parte dessa luta. Tenho certeza que o combate ao racismo, seja no esporte ou em qualquer outra área, tem que ser contínuo. Não é um evento ou uma ação isolada, mas sim uma persistência nessa luta para que um dia o racismo vire coisa do passado”, disse o prefeito Dário Saadi.
O Pró-Reitor de Educação Continuada da PUC Campinas, Luis Arlindo Feriani Filho, também ressaltou a importância da campanha. “É uma honra participar de um evento como este, que reforça o nosso compromisso de longa data no combate ao racismo. Nós temos expectativa de que iniciativas como esta vão possibilitar que, no futuro, a gente consiga trilhar caminhos melhores”.
Idealizadora da Campanha e coordenadora do CEAAB, a comendadora Edna Lourenço ressaltou que a luta contra o racismo tem que ser permanente para que episódios contra atletas negros não continuem acontecendo. “Essa é uma luta diária e nós estamos reforçando a campanha agora com a proximidade da Copa. Eu penso que essa campanha, vindo com o ‘Abrace essa Causa’, será de grande êxito”, comentou.
É importante que nos unamos para combater esse tipo de discriminação que mancha a bandeira do nosso país. Temos um tratado pela diversidade na Federação, onde temos um protocolo antirracista que abrange não só o racismo, mas também xenofobia, violência de gênero, capacitismo, xenofobia. Temos que parar de silenciar as coisas que acontecem, que não são boas para ninguém. Estamos aqui para apoiar essa causa e combater esse tipo de atitude em todos os âmbitos da sociedade”, afirmou Gleice Silvestre, representante da Federação Paulista de Futebol.
“Precisamos estar sempre falando sobre o racismo, estar sempre muito atento a todas as formas dele se manifestar. Por isso, esse projeto é tão importante, porque ele começa falando daquele racismo mais evidente, que se dá nos campos de futebol, e ele gera discussões mais profundas e nos remete à necessidade constante de se desconstruir, de ser autocrítico e de procurar um trabalho não só de responsabilização dos atos racistas, mas também de educação”, afirmou a promotora de Justiça do Ministério Público de São Paulo, Cristiane Hilal.
De mãos dadas com o Corinthians
A iniciativa ganhou um reforço de peso. O Corinthians passa a estar junto do projeto e afirmou que quer transformar a Arena Corinthians, em São Paulo, em um hub permanente de combate ao racismo e à discriminação racial. A proposta prevê a implantação de um protocolo contínuo de enfrentamento ao racismo, além da realização de aulas mensais sobre letramento racial. Está prevista também a abertura do espaço para movimentos, projetos e iniciativas voltadas à promoção da equidade racial.
Antônio Goulart dos Reis, diretor de Relações Institucionais do Sport Club Corinthians Paulista, também presente à reunião, reforçou que “já é compromisso do Corinthians o combate ao racismo. Nossos jogadores e nosso departamento cultural estão engajados nesta causa, que faz parte da essência do clube”, disse. “Tenho certeza de que, com todos juntos, vamos chegar a um bom caminho”, completou.
Arena do Torcedor
Outro anúncio feito durante o evento foi relacionado à veiculação da campanha na programação da Arena do Torcedor, na Arautos da Paz. O vídeo “A Cor do Esporte – Abrace essa Causa” será exibido antes das transmissões dos jogos da Seleção Brasileira durante a Copa.
O espaço também contará com a apresentação de longas e curtas-metragens voltados à temática antirracista nos intervalos da programação esportiva e em horários sem transmissão de partidas.
Leis e história
A professora da Faculdade de Direito e do PPG (Programa de Pós-Graduação) em Direito da PUC-Campinas, Dra. Waleska Miguel Batista, apresentou durante o evento a legislação relacionada ao combate ao racismo e à discriminação racial. Ela também discorreu sobre a história da África e abordou as contribuições do povo africano em áreas como ciência, tecnologia, meio ambiente e cultura.
Participaram também do evento desta terça-feira na Prefeitura de Campinas Henrique Mota, representando a Federação Paulista de Futebol; a secretária de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli; e o secretário de Esporte e Lazer, Fernando Vanin, e representantes da PUC-Campinas, dentre eles docentes e funcionários.
PUC-Campinas com Prefeitura de Campinas
Fotos: PUC-Campinas e divulgação/PMC




