Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Bibliotecas da PUC-Campinas fazem ampliação de serviços remotos

Comunidade acadêmica tem acesso a obras digitalizadas e conta com canais de atendimento para ajuda

*Por Elton Mateus Felix

O Sistema de Bibliotecas e Informação (SBI) da PUC-Campinas, que suspendeu os atendimentos presenciais até o dia 30 de março em cumprimento de decreto estadual, atualizou seus serviços prestados de forma remota. A comunidade acadêmica, além da possibilidade de consultar obras completas, conta com canais de atendimento para orientações e soluções de problemas ligados aos serviços.

A página do SBI no portal da PUC-Campinas oferece uma seção de tutoriais com demonstrações, em vídeo, de como acessar a biblioteca virtual, o guia de utilização do catálogo LVMEN e, ainda, os demais produtos e serviços, como os variados recursos on-line disponíveis. Dicas também são dadas via Instagram:

https://www.instagram.com/sbipuccampinas/.

Confira os principais serviços:

1 – Atendimento presencial

O atendimento presencial é destinado ao empréstimo de materiais mediante agendamento. Por meio do catálogo LVMEN, é possível fazer a busca do material, confirmando a unidade de origem do exemplar. Os livros disponíveis são identificados pelo status “normal”. Para a solicitação do empréstimo, devem ser preenchidos os campos do RA, senha e telefone para contato. Concluído esse processo, um ­e-mail é enviado com as informações para retirada.

O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Para devolução dos materiais, não é necessário agendamento.

Veja também o passo a passo no https://www.instagram.com/p/CHgFHq-F8In/.

ATENÇÃO: em virtude das medidas anunciadas pelo Governo do Estado para o enfrentamento da pandemia, que impuseram restrições de funcionamento entre 15 e 30 de março, não haverá agendamento de empréstimo e devolução de livros nesse período.

2 – Serviços que podem ser solicitados remotamente

O chat do Microsoft Teams e o e-mail das bibliotecas também prestam ajuda com normas para trabalhos acadêmicos (ABNT, APA ou Vancouver), levantamentos bibliográficos, acesso ao portal de Periódicos da Capes e demais bases disponíveis para a Universidade, registro no Orcid (Open Researcher and Contributor ID), uso do gerenciador de referências Mendeley, elaboração de ficha catalográfica para trabalhos acadêmicos, além das reservas, empréstimos, multas e devoluções.

Para dúvidas e solicitações, basta utilizar os canais de atendimento, que estão na página https://www.puc-campinas.edu.br/biblioteca/

Biblioteca do Campus I – Unidade 1 (Prédio H13). E-mail: sbi.referencia1@puc-campinas.edu.br

Chat do Teams |Telefone: (19) 3343-7239 

Biblioteca Campus I – Unidade 2 (CCHSA). E-mail: sbi.referencia1unid2@puc-campinas.edu.br

Chat do Teams | Telefone: (19) 3343-7049  

Biblioteca do Campus II. E-mail: sbi.referencia2@puc-campinas.edu.br

Chat do Teams |Telefone: (19) 3343-6860 

3 – Biblioteca Virtual Pearson 

A Biblioteca Virtual Pearson conta com uma coleção com mais de 8.000 e-books. São títulos em português de 25 editoras parceiras e com acesso disponível por meio de diferentes dispositivos. A plataforma oferece uma interface intuitiva e sugere leituras de acordo com o perfil de uso.

Instruções para o primeiro acesso: 

1 – Para acessar a página da biblioteca, vá até a aba “Pesquisas” e clique no link da ‘Biblioteca Virtual Pearson’, ou pelo aplicativo da PUC-Campinas clique em ‘Biblioteca Virtual Pearson’.  Em seu primeiro acesso, será exibida uma tela com campos em branco para cadastro.  Informe os dados solicitados e clique em “Confirmar”.  O sistema também oferecerá opções de customização, de acordo com seu perfil de leitura.

Veja o tutorial do acesso: https://www.puc-campinas.edu.br/biblioteca/tutoriais/.

4 – Portal de Periódicos da CAPES 

O Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) é uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional. O portal conta com um acervo de mais de 45 mil títulos com texto completo, 130 bases referenciais, 12 bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual.

Possuem acesso livre e gratuito ao conteúdo do Portal de Periódicos professores, pesquisadores, alunos e funcionários vinculados às instituições participantes. A PUC-Campinas está entre as instituições participantes do convênio, portanto, o conteúdo assinado está disponível para acesso dentro das dependências da Universidade.

Como acessar:

No topo da página do portal, clique no link “Acesso café”. Selecione a Instituição: ‘PUCCAMP – Pontifícia Universidade Católica de Campinas’. Para acesso como aluno, é preciso digitar RA e senha; professores utilizam o “P” e senha.

Veja o passo a passo:

https://www.instagram.com/stories/highlights/17954716240358953/.

https://www.puc-campinas.edu.br/biblioteca/tutoriais/.

*Estagiário sob coordenação do Departamento de Comunicação da PUC-Campinas



Vinícius Purgato
15 de março de 2021