Aula Inaugural da Escola de Ciências da Vida traz professor da Universidade de Sussex, na Inglaterra

Palestra trouxe para os alunos temas como ciência aberta e seus impactos na área da saúde

A Escola de Ciências da Vida da PUC-Campinas realizou, na segunda-feira, 27 de março, a aula inaugural da Escola, que aconteceu no auditório Monsenhor Salim, no Campus II da Universidade. No evento, os participantes puderam acompanhar uma palestra do Prof. Dr. André Maia Chagas, PhD em Neurociência Comportamental pela Universidade de Tuebingen, na Alemanha, que hoje leciona Ciência Aberta na Universidade de Sussex, na Inglaterra.

Estudantes da Escola Politécnica acompanharam a aula

A palestra, que teve como tema “Uso de tecnologias abertas para uma ciência melhor”, abordou assuntos importantes da atualidade, como as ferramentas que recriam a humanidade, a ciência aberta e seus impactos para a área da saúde.

Segundo o pesquisador, no meio acadêmico, o hardware está em constante crescimento: no número de artigos – descrevendo os sistemas –, e na quantidade de designs depositados em repertórios on-line e na sua adoção em diversas partes do mundo, permitindo o rápido desenvolvimento e aprimoramento das tecnologias.

De acordo com o professor, a disponibilidade dos equipamentos de baixo custo permite que cientistas e educadores exponham as ferramentas de maneira prática, enriquecendo o processo educacional.

Para o decano da Escola de Ciências da Vida, Prof. Dr. José Gonzaga Teixeira de Camargo, este tema é muito importante porque apresenta soluções inovadoras e simples para a área da Saúde e para toda a sociedade.

Participaram também deste encontro, o decano da Escola Politécnica, Prof. Me. Sérgio Roberto Pereira, acompanhado dos alunos dos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia Biomédicas. Segundo ele, a iniciativa de unir duas Escolas da PUC-Campinas em prol de um projeto com importante impacto é fundamental para os docentes, estudantes e toda a comunidade.

Veja abaixo um trecho da aula inaugural, com a mensagem do professor André Maia Chagas.

Carlos Giacomeli
3 de abril de 2024