Assistência Judiciária da Universidade participa do Assiste Campinas, no Jardim Marisa

População do bairro pode esclarecer dúvidas sobre orientação jurídica e direitos com equipe da Universidade

A PUC-Campinas esteve presente no Assiste Campinas, evento realizado no último sábado (29), na Escola Estadual Jardim Marisa, pela Prefeitura da cidade. A Universidade levou uma equipe da Assistência Judiciária, do Juizado Especial Cível e do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) para tirar dúvidas da população que passou pelo local sobre questões jurídicas e também da defesa de direito.

O Assiste Campinas é um evento criado por meio de uma parceria entre a prefeitura e o Rotary em Ação e tem por objetivo oferecer para a população, em diversas regiões da cidade, acesso a orientações sobre saúde, assistência social, emissão de documentos entre outros serviços.

Além da experiência de poder exercitar o conhecimento adquirido na Universidade em situações reais com um público que precisa de direcionamento, a ação exerce um importante papel social. “É sempre gratificante participar de eventos que oferecem oportunidades para as pessoas que vivem em comunidades. De outro lado, como profissional de Serviço Social, ao se tornar um voluntário de um projeto social como o Assiste Campinas, a empatia é colocada em prática, fazendo com que a pessoa tenha acesso a direitos, apesar dos problemas e dificuldades sociais. É sempre um momento prazeroso de troca de vivência e conhecimento”, comenta a Assistente Social da Assistência Judiciária, Mariana Rebola.

“Entendo que a participação dos serviços do NPJ em eventos dessa natureza, além de permitir a divulgação dos serviços propriamente, também atende à missão e valores da Universidade, no sentido de compartilhar o conhecimento com compromisso social, contribuindo com a construção de uma sociedade mais justa e fraterna”, explicou a Profa. Ma. Elisangela Rodrigues de Ávila, Integradora Acadêmica e professora do Curso de Direito da PUC-Campinas.

Varal Solidário

No local também foi realizado o Varal Solidário. Trata-se de uma iniciativa que oferece roupas colocadas em cabides ou dobradas e separadas por categorias, como masculinas, femininas, infantis, calçados, além de roupas de cama, mesa e banho para os moradores escolherem as peças adequadas para suprir sua necessidade.

“O varal solidário é uma forma de disponibilizar roupas adequadas para o inverno para famílias em situação de vulnerabilidade, amenizando assim os impactos do frio e proporcionando conforto e dignidade”, destacou a secretária de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, Vandecleya Moro.

Com informações da Prefeitura de Campinas

Carlos Giacomeli