Descri

Assinado convênio com o BID para financiar plano diretor do HIDS

Verba de US$ 1 milhão será destinada ao Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável (HIDS)

O Reitor da PUC-Campinas, Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior, participou da assinatura do convênio de cooperação com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para apoiar a criação do Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável (HIDS). O evento foi realizado nesta quarta-feira (11/03) no Palácio dos Bandeirantes.
Por meio desse convênio, o BID vai investir US$ 1 milhão, a fundo perdido, para a elaboração de um plano diretor (master plan) que vai orientar a ocupação e o desenvolvimento do HIDS, uma cidade inteligente em uma área de 11,3 milhões de m2, que inclui o Campus da Unicamp, em Barão Geraldo, o Campus I da PUC-Campinas e toda a área do Ciatec II, Polo de Desenvolvimento Tecnológico que abriga várias instituições e empresas dedicadas à pesquisa e à inovação.
Todas as atividades e o desenvolvimento urbano do HIDS devem ter como pano de fundo a preservação e conservação do meio ambiente, podendo estabelecer uso misto do solo (com residências, serviços e empresas), coleta, tratamento e reciclagem de resíduos sólidos, o uso racional da água, utilização de energia limpa de modo eficiente, desenvolvimento e utilização de tecnologias e modelos de negócios inovadores como a Internet das Coisas (IoT), utilização de veículos autônomos, economia circular e compartilhada, garantia de emissão líquida zero de gases causadores do efeito estufa e desenvolvimento de novas soluções para a habitação de uma cidade do futuro.
O Conselho que coordenará o desenvolvimento e implantação do HIDS agrega 15 instituições: a Prefeitura Municipal de Campinas, o Governo do Estado de São Paulo, Unicamp, PUC-Campinas, FACAMP, CNPEM, Embrapa, CPQD, TRB Pharma, Cargill, Cariba Empreendimentos e Participações, Instituto Eldorado, SABIS Internacional, todas presentes na área de planejamento, e ainda a CPFL e a Sanasa.

Crédito/foto: Prefeitura de Campinas

Marcelo Andriotti