Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Relacionamento Área do aluno
Vestibular 2022

Alunos de projeto de Extensão utilizam redes sociais para auxiliar familiares de presidiários

Equipe criou um canal do Youtube e páginas no Instagram e Facebook após início da pandemia

O Projeto Vínculos, uma parceria entre a PUC-Campinas e o CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) do Jardim Novo Ângulo, em Hortolândia, está desenvolvendo material e utilizando redes sociais para auxiliar famílias de presidiários. O projeto coordenado pela Profa. Dra. Camilla Massaro, do Curso de Ciências Sociais, e 20 alunos de seis cursos da Universidade leva informação e apoio a famílias atendidas pelo CRAS.

Uma das frentes do projeto de extensão está voltada à sensibilização da comunidade para o tema do sistema prisional, relações familiares e vínculos comunitários. Como o trabalho está sendo realizado de forma remota, a equipe de 20 alunos da Pedagogia, Relações Públicas, Direito, Psicologia, Serviço Social e Ciências Sociais resolveu fazer o trabalho por meio de páginas no Instagram, Facebook e em um canal no Youtube.

No Youtube, toda semana um vídeo curto com informações e serviços a essas famílias é publicado e enviado pelo WhatsApp para o público-alvo. No Instagram, a página foi idealizada pelos alunos de Relações Públicas, com uma identidade visual própria, e é replicada no Facebook.

Há algumas seções diferenciadas, como temas como o perfil carcerário da população, seletividade penal, desigualdade social, ideologia racistas, jovens com problemas com a lei, mulheres presidiárias etc. Os textos são feitos por alunos e adaptados para as redes sociais.

Também uma seção de indicações de livros e artigos de revistas e jornais sobre o sistema prisional.  Alguns vídeos da página no Youtube também são replicados no Instagram e Facebook.

Confira os trabalhos feitos pelos estudantes nos seguintes endereços:

https://www.facebook.com/proj.vinculos

https://www.instagram.com/proj.vinculos/

https://www.youtube.com/channel/UCHxQGaPuvnGqLVoEr2jJ0lg



Marcelo Andriotti
27 de outubro de 2021