Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Alunos de projeto de Extensão utilizam redes sociais para auxiliar familiares de presidiários

Equipe criou um canal do Youtube e páginas no Instagram e Facebook após início da pandemia

O Projeto Vínculos, uma parceria entre a PUC-Campinas e o CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) do Jardim Novo Ângulo, em Hortolândia, está desenvolvendo material e utilizando redes sociais para auxiliar famílias de presidiários. O projeto coordenado pela Profa. Dra. Camilla Massaro, do Curso de Ciências Sociais, e 20 alunos de seis cursos da Universidade leva informação e apoio a famílias atendidas pelo CRAS.

Uma das frentes do projeto de extensão está voltada à sensibilização da comunidade para o tema do sistema prisional, relações familiares e vínculos comunitários. Como o trabalho está sendo realizado de forma remota, a equipe de 20 alunos da Pedagogia, Relações Públicas, Direito, Psicologia, Serviço Social e Ciências Sociais resolveu fazer o trabalho por meio de páginas no Instagram, Facebook e em um canal no Youtube.

No Youtube, toda semana um vídeo curto com informações e serviços a essas famílias é publicado e enviado pelo WhatsApp para o público-alvo. No Instagram, a página foi idealizada pelos alunos de Relações Públicas, com uma identidade visual própria, e é replicada no Facebook.

Há algumas seções diferenciadas, como temas como o perfil carcerário da população, seletividade penal, desigualdade social, ideologia racistas, jovens com problemas com a lei, mulheres presidiárias etc. Os textos são feitos por alunos e adaptados para as redes sociais.

Também uma seção de indicações de livros e artigos de revistas e jornais sobre o sistema prisional.  Alguns vídeos da página no Youtube também são replicados no Instagram e Facebook.

Confira os trabalhos feitos pelos estudantes nos seguintes endereços:

https://www.facebook.com/proj.vinculos

https://www.instagram.com/proj.vinculos/

https://www.youtube.com/channel/UCHxQGaPuvnGqLVoEr2jJ0lg



Marcelo Andriotti
27 de outubro de 2021