Alunos de Ensino Médio participam de Desafio Científico-Tecnológico na PUC-Campinas

Desafio da Química Verde e Olimpíada de Matemática são realizados no Campus I com mais de 300 estudantes

Mais de trezentos alunos de Ensino Fundamental e Médio estiveram, nos dias 3 e 4 de setembro, no Campus I da PUC-Campinas, onde participaram do Desafio Científico-Tecnológico promovido durante a Semana Integrada do Centro de Exatas, Ambientais e de Tecnologia (CEATEC). Todos os estudantes foram submetidos às avaliações propostas nas atividades da 8ª Olimpíada de Matemática e do 3º Desafio de Desenvolvimento Sustentável e Química Verde.

Na Olimpíada de Matemática – cujas questões permeavam os eixos principais da disciplina, além de perguntas que dialogavam com diferentes áreas do conhecimento –, foram contempladas 10 escolas particulares e 4 públicas que, juntas, trouxeram mais de 200 alunos à Universidade. Os grupos, acompanhados de professores das respectivas instituições, passaram anteriormente por uma etapa online, e encerraram a participação com a resolução de problemas nos laboratórios de informática do CEATEC.

Divididos nas categorias A e B, os grupos foram avaliados de acordo com o desempenho nas dez questões aplicadas, que apresentavam pontuações específicas conforme o grau de dificuldade. Os primeiros colocados foram premiados com medalhas de ouro, prata e bronze. Para a aluna do Colégio PIO XII Isabelle Felix, que considera a matemática sua matéria favorita, a experiência é de extrema importância para a formação escolar.

“Eu acho que dá uma referência sobre questões que podem ser aplicadas no Vestibular e outras provas. Com certeza contribui na aquisição de novos conhecimentos e garante a oportunidade de tirar dúvidas com professores da Universidade”, destacou a estudante, que pretende seguir carreira em alguma área ligada à matemática.

Já Hannady Neder El Bast, do Colégio Franciscano Nossa Senhora Aparecida, de São Paulo, disse ter aproveitado a atividade para colocar em prática os conteúdos já absorvidos. “Essa vivência é muito legal, não apenas por aplicar os conhecimentos, mas também para conhecer o Campus e trabalhar a integração com outros membros da equipe”, frisou.

Diretor da Faculdade de Matemática da PUC-Campinas, o Prof. Me. Alexandre Monteiro da Silva enalteceu a relevância de competências de raciocínio lógico e resolução de problemas no atual contexto corporativo. “Se considerarmos as aptidões previstas no Fórum Econômico-Mundial, vamos nos deparar sempre com aspectos de criatividade, capacidade de resolver problemas e trabalhar em equipe. Essa é a perspectiva da nossa Olimpíada: colocar os jovens para trabalhar de forma colaborativa para que possam, juntos, encontrar soluções aos desafios propostos”.

Desafio da Química Verde

O Desafio de Desenvolvimento Sustentável e Química Verde, por sua vez, reuniu estudantes de 9º ano e Ensino Médio para a apresentação de projetos teóricos ou experimentais relacionados à sustentabilidade, temática de abrangência mundial que está integrada a todos os Cursos do CEATEC. A finalidade foi despertar o interesse dos alunos às questões urgentes ligadas ao meio ambiente.

Os participantes debateram diversos assuntos relativos ao tempo de decomposição de produtos plásticos e os impactos ao planeta, além de possibilidades de desenvolvimento e implementação de processos para reduzir ou eliminar o uso e geração de substâncias nocivas ao ser humano e ao meio ambiente.

A aluna do Colégio PIO XII Raissa Fernanda, de 14 anos, expôs seu projeto experimental, no qual desenvolveu um sabonete de óleo reciclável. “Eu acho importante não apenas ter participado, mas também ter ampliado a minha consciência sobre essa temática. Nós somos o futuro e caso não nos preocuparmos com o meio ambiente, todos serão prejudicados”, opinou.

Os trabalhos foram analisados por uma banca avaliadora composta por alunos de Graduação e Pós-Graduação da Faculdade de Química, que puderam passar conhecimentos aos presentes no desafio. Além disso, acompanharam os visitantes nos laboratórios disponíveis na Universidade.

“Esse primeiro contato com a dinâmica universitária é bastante importante para eles, que estão em uma fase decisiva de escolha da carreira. Outro ponto importante foi explorar essa temática da Sustentabilidade, que é amplamente abordada nos dias de hoje, fazendo com que eles criem consciência e transformem a realidade que estamos vivendo”, afirmou a Profa. Dra. Thaisa Aparecida Maia, docente da Faculdade de Química.

Veja a reportagem do Desafio Científico-Tecnológico

Vinícius Purgato