
Alunos de Arquitetura e Urbanismo apresentam diversos projetos criados ao longo de 2024
As atividades aconteceram em três lugares do Campus I da PUC-Campinas durante quatro dias
A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da PUC-Campinas promoveu, entre os dias 9 e 12 de dezembro, a apresentação (em três eventos distintos) de diversos projetos desenvolvidos pelos estudantes do curso ao longo do ano de 2024. As atividades aconteceram em três lugares diferentes do Campus I da Universidade.
A primeira delas, no dia 9, foi “Geometria Aplicada à Arquitetura”. Durante este exercício, tenso estruturas (coberturas leves e estéticas constituídas por membranas especiais que podem ser usadas em diferentes segmentos da construção civil) foram produzidas pelos alunos e alunas em escala real, sendo executadas em pontaletes e tecidos elásticos.
Os trabalhos, desenvolvidos em sala de aula, foram expostos no gramado da Reitoria. A ideia foi realizar a investigação do espaço através da produção de um abrigo, tendo como ponto de partida as implicações da geometria no arranjo compositivo e nas tensões estruturais da obra.

Um dos eventos promovidos pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) foi uma exposição de cadeiras ocorrida na Praça de Alimentação do Campus I da Universidade. Os professores do curso analisaram os projetos e a execução destes por parte dos estudantes que, por sua vez, tiveram de realizar estudos de ergonomia, de desenho/design e de materiais, no caso, madeira maciça e tecidos.
A segunda, no dia 10, foi uma exposição de cadeiras ocorrida na Praça de Alimentação, cujo intuito dos professores e professoras era analisar os projetos, também realizados em sala de aula, e a execução destes por parte dos estudantes, com apoio da Maquetaria, a partir da realização de estudos de ergonomia, de desenho/design e de materiais, no caso, madeira maciça e tecidos.
Por fim, nos dias 11 e 12, nos ateliês do prédio H14, localizado na Escola Politécnica, foram apresentados os trabalhos finais de graduação (TFGs), com cada um deles trazendo consigo o seu próprio memorial descritivo, desenhos e maquetes. As propostas deviam consistir na elaboração de um projeto de intervenção urbana e outro de caráter arquitetônico e memorial concebidos ao longo dos últimos dois semestres do curso como síntese do processo formativo. As avaliações foram realizadas por uma banca composta pelos orientadores de cada trabalho, por um convidado da comunidade interna e por outro da comunidade externa.
Disciplinas projetuais
De acordo com a diretora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da PUC-Campinas, a Profa. Dra. Ana Paula Giardini Pedro Trevisan, mais de 60% das disciplinas ministradas durante o curso são projetuais, ou seja, contam com propostas de criação e/ou transformação de novos espaços, pois “a formação qualificada do arquiteto urbanista exige o desenvolvimento de exercícios práticos que exponham o estudante à experiência sensorial/corpórea do espaço”.
Ela explica ainda que a principal atividade do profissional de Arquitetura e Urbanismo é analisar e propor a transformação dos locais que acomodam as atividades humanas, como casas, escolas, praças, as vias de uma cidade, as redes de infraestrutura e afins.
“Aqui na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da PUC-Campinas preconizamos uma formação que coloque o estudante em contato direto com a experimentação do ambiente através de exercícios práticos. A elaboração de maquetes, por exemplo, é um recurso pedagógico importante que permite que os alunos e alunas vivenciem, sintam e experimentem aspectos estéticos, tectônicos e de comodidade dos espaços que estão sendo estudados e propostos por eles próprios nos exercícios”, finaliza a diretora.