Dois alunos da Faculdade de Letras da PUC-Campinas acabam de apresentar uma boa novidade para os apreciadores da literatura. No último dia 5 de outubro, os alunos Marcelo Cristiano Mantovani e Flávia Alessandra Alves, ambos do 3º ano do curso, lançaram a revista Kyrial, uma publicação inédita, produzida pelos próprios alunos da Faculdade, e que abre espaço para os estudantes se expressarem por meio de textos, como crônicas, contos, poesias, entrevistas e ensaios.

O idealizador da obra, Mantovani, explicou que o nome da revista surgiu como resultado de muita pesquisa e conversa entre os participantes, que gostariam de algo inédito nesse tipo de publicação. Foi aí então que a obra Villa Kyrial, da prestigiada autora Marcia Camargos, foi lembrada. “Além de ser uma obra fantástica, a Marcia tem um papel importantíssimo na literatura, sendo a biógrafa de Monteiro Lobato, por exemplo. Esse nome cria a idéia de um ambiente cultural da época, como esperávamos”, afirmou Mantovani, que conta com a parceria no projeto da amiga Flávia. Marcia esteve na PUC-Campinas no dia do lançamento da revista.

Para o diretor da Faculdade de Letras, Carlos de Aquino Pereira, a iniciativa é digna de muita honra para a instituição. “A atividade ganha uma significação cultural quando os alunos são agentes do próprio evento. É a prática da autonomia que o projeto pedagógico visa”, declarou Pereira.

A diretora do curso de Jornalismo da PUC-Campinas, Denise Tavares da Silva, também contribuiu para a produção da primeira edição da Kyrial. Ela escreveu um artigo sobre a autora Marcia Camargos e norteou a equipe de produção da revista sobre a forma de editoração. “É gratificante apoiar alunos de Letras, jovens e apaixonados pela cultura e pela arte”, disse. A diretora ainda indicou o aluno Juliano Ferrari Barbosa, da Faculdade de Publicidade e Propaganda, para trabalhar na diagramação da obra. “Foi meu primeiro trabalho e já valeu muito a pena”, comemorou Barbosa, que está no 2º ano do curso.

A idéia inicial da obra é que ela se fixe dentro da Universidade, podendo ter uma periodicidade semestral. Nessa edição, há textos nas línguas portuguesa, inglesa e espanhola. Inicialmente, foram produzidas 300 unidades da revista, com o valor de R$ 3,00 cada. Quem tiver interesse em adquirir a primeira edição da Kyrial deve escrever para revistakyrial@gmail.com.

Portal Puc-Campinas
19 de outubro de 2007