Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Aluna da PUC-Campinas é aprovada para Mestrado de Artes na Coreia do Sul 

Julia Morelli vai ser a segunda brasileira a participar do programa da K-Arts, uma das melhores universidades coreanas

Por Elton Mateus Felix

“Felicidade é apelido! É realmente um sonho se realizando”, conta Julia Morelli, de 24 anos, formada em 2019 na Faculdade de Artes Visuais da PUC-Campinas. A estudante segue agora em uma nova etapa da formação acadêmica, embarcando no fim de outubro rumo à Korea National University of Arts (K-Arts). Julia é a segunda brasileira a ser aprovada na bolsa de estudos do programa, e deve cursar fotografia com holografia, no departamento de Fine Arts da Universidade.  

Julia comenta que a infraestrutura da PUC-Campinas e o apoio do corpo docente tiveram papel fundamental para a aprovação da bolsa de estudos na Coreia do Sul. Foram cerca de 18 certificados enviados, a maioria com atividades realizadas na Universidade. O portfólio da estudante foi dividido em quatro partes, contendo resultados da iniciação científica, pesquisa para projeto experimental (TCC), um projeto de fotografia analógica e outro com estereoscopia realizado em laboratório com a orientação da professora Paula Almozara. 

A Diretora da Faculdade de Artes Visuais da PUC-Campinas, Profa. Me. Tatiana Dantas de Oliveira, responsável por escrever a carta de recomendação enviada por Julia, diz ter se sentido imensamente feliz e orgulhosa ao saber da conquista da aluna, que agora levará o nome da Universidade adiante. A professora diz, também, que o corpo docente da Faculdade de Artes ficou radiante com a notícia. “A Julia sempre foi uma aluna muito dedicada e determinada e, mais que isso, sempre acreditou muito no potencial da arte, fazendo ela cada vez mais presente em sua vida como um grande ideal”, conclui Tatiana. 

O intercâmbio para Coreia do Sul surgiu de um interesse em aprofundar os conhecimentos na área da fotografia por meio de um mestrado, juntamente com o sonho de estudar no exterior.  Julia faz aulas do idioma desde 2016 e, consequentemente, adquiriu uma grande admiração pela cultura sul coreana. “Desde essa época eu comecei a pesquisar na Internet e frequentar feiras de intercâmbio para ver as possibilidades que eu poderia ter. Acabei descobrindo sobre esse programa em 2018 pela Internet mesmo”, explica a estudante. 

A preparação começa já no fim deste mês, com o embarque para o exterior. Em seguida, Julia passará por um treinamento do idioma de novembro até fevereiro. As aulas do mestrado devem começar em março. A estudante espera desenvolver um projeto que envolva fotografia e holograma, que possa ser exposto em diferentes lugares, incluindo o Brasil.  

A bolsa para qual Julia fez aplicação pertence ao Ministério da Cultura, Esporte e Turismo da Coreia do Sul. O programa deve cobrir as mensalidades e a passagem aérea.  Segundo a estudante, o país dá grande incentivo para o intercâmbio, sendo possível encontrar mais informações no próprio site do governo coreano, chamado Study in Korea, no qual há uma relação de outras universidades e bolsas de estudo. “É uma oportunidade muito legal e que recomendo pra todos que posso”, conta Julia.



Vinícius Purgato
1 de outubro de 2020