Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno
Vestibular Inverno

Como parte do lema da Campanha da Fraternidade 2006, focado na integração social dos portadores de necessidades especiais, a Pastoral Universitária da PUC-Campinas, promove, a partir de sábado (13 de maio), três cursos de extensão para capacitação de agentes pastorais que atuam como voluntários em hospitais e entidades sociais de Campinas e região, sobre diferentes aspectos relacionados às deficiências.

Estão inscritos 168 agentes. As aulas serão ministradas por professores das Faculdades da área de saúde da PUC-Campinas. Ocorrerão sempre aos sábados, das 8h às 12h, no Campus II (avenida John Boyd Dunlop, s/nº, Jardim Ipaussurama), que abriga os cursos da área de saúde e o Hospital e Maternidade Celso Pierro.

Curso 1
Tema: Promoção e construção da autonomia das pessoas com deficiência: reflexão e atitudes. É coordenado pela professora Carmem Ventura, da Faculdade de Psicologia, e tem como objetivo destacar a importância da autonomia para as pessoas portadoras de deficiência. Será mostrada a necessidade de conhecer os diferentes recursos terapêuticos disponíveis, tendo em vista as especificidades de cada deficiência na construção do projeto de vida do portador. As aulas ocorrerão nos dias 13 e 27 de maio e 10 de junho.

Curso 2
Tema: Cuidado humano. Coordenado pela professora Rosibeth Del Carmen M. Palm, da Faculdade de Terapia Ocupacional, tem como objetivo abordar as particularidades e características de pessoas com necessidades especiais no desempenho das atividades diárias, de forma a orientá-las e instrumentalizar aqueles que delas cuidam para favorecer a autonomia e independência na realização das atividades cotidianas no contexto domiciliar. As aulas ocorrerão nos dias 20 e 27 de maio e 3 de junho.

Curso 3
Tema: Semelhanças e diferenças: conhecer, respeitar e compartilhar. Coordenado pelo professor Roberto Ciasca, da Faculdade de Terapia Ocupacional, tem como objetivo discutir os preconceitos com relação às diferentes deficiências. Serão apresentadas as características comuns e mais freqüentes de cada deficiência e as resistências culturais da sociedade em assimilá-las. As aulas ocorrerão nos dias 13 e 27 de maio e 10 de junho.

Serviço
Informações sobre as atividades da Pastoral Universitária da PUC-Campinas podem ser obtidas pelos telefones (19) 3729-6812 e 3735-5828 e pelo e-mail pastoral@puc-campinas.edu.br. Informações sobre os cursos de extensão da PUC-Campinas, professores responsáveis e procedimentos para as inscrições em cada um deles estão no site www.puc-campinas.edu.br/extensao.

Portal Puc-Campinas
11 de maio de 2006