Ações da PUC-Campinas para o enfrentamento da pandemia são compiladas em relatório periódico

Documento registra medidas técnicas e atuação solidária durante a pandemia do novo coronavírus e ficará disponível para acesso público

*Por Elton Mateus Felix

A PUC-Campinas está lançando um relatório de ações e atividades desenvolvidas pela Universidade para o combate da pandemia do novo coronavírus. O documento conta com um compilado de medidas técnicas e ações de solidariedade, que envolveram setores de gestão, a comunidade acadêmica e o Hospital PUC-Campinas. O arquivo em PDF ficará disponível para o acesso dos interessados e será atualizado periodicamente, registrando novas medidas e resultados. (clique para ver)

Entre as ações de solidariedade presentes no relatório, destaca-se a movimentação do comitê emergencial composto pelo Hospital PUC-Campinas, a Universidade e a Arquidiocese de Campinas, que instituiu uma campanha de arrecadação de alimentos para atendimento de famílias em situação de vulnerabilidade.

Também há registro das produções de vídeos com mensagens de apoio e conforto, e do trabalho criativo e intenso do Centro de Cultura e Arte da PUC-Campinas, envolvido em apresentações teatrais, musicais e de dança via transmissão on-line.

No início do segundo semestre letivo de 2020, mais de 80 vídeos estavam disponíveis no Portal da Universidade, 12 deles de apresentações musicais, 7 com reflexões sobre a pandemia, 10 sobre saúde, 26 sobre qualidade de vida, 10 sobre orientações práticas e 16 sobre solidariedade e ações em favor do próximo.

Durante todo esse período, o Departamento de Comunicação (DCOM) da PUC-Campinas atuou para manter a transparência e um relacionamento ativo com a comunidade universitária por meio da produção de comunicados oficiais, notícias sobre a pandemia voltadas para a sociedade e a divulgação de pesquisas elaboradas pelo Observatório PUC-Campinas.

Com as medidas de isolamento e, consequentemente, com as restrições de circulação dentro dos Campi, a atuação dos setores como o Núcleo de Tecnologia da Informação e Comunicação (NTIC) e o Departamento de Planejamento e Organização (DPLAN) foi fundamental para a continuidade da produção de conhecimento e a formação de profissionais, além de garantir o funcionamento da Universidade.

O Departamento de Desenvolvimento Educacional (DDE), órgão auxiliar da Reitoria, efetivou ambientes e salas virtuais, estabeleceu um sistema de comunicação para docentes e discentes, e forneceu os meios para continuidade das atividades acadêmicas.

No fim de 2020, a Universidade atingiu o carregamento de 5.287 classes em ambientes virtuais nas plataformas Microsoft Teams e CANVAS, nas quais 15.015 alunos acompanharam as aulas ministradas por 804 professores.

De modo semelhante, a Coordenadoria Geral de Atenção à Comunidade Interna (CACI) trabalhou na captação de recursos, incluindo celulares corporativos da Universidade, reorganização do sistema de trabalho dos docentes e apoio à comunidade estudantil, identificando alunos com dificuldade por meio do Grupo de Vivência Cooperativa e Solidária (GVCS).

O Reitor da PUC-Campinas, Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior, ressalta a importância da prontidão das ações, que envolveram o cuidado físico e psicológico daqueles que orbitam a Universidade. “A comunidade acadêmica da PUC-Campinas deu uma resposta imediata à crise provocada pela pandemia da covid-19, mostrando iniciativa, criatividade e uma imensa capacidade de adaptação. Nosso compromisso de produzir e difundir conhecimento foi mantido, sempre tendo a vida e a segurança de todos colocadas em primeiro lugar. E a solidariedade marcou nossas atividades todo o tempo em que a pandemia alterou nosso cotidiano. Cumprimos muitas e distintas ações de socorro, de apoio, de ajuda ao público universitário e dele para a sociedade, que podem ser conhecidas neste relatório”, avaliou.

Confira o relatório de ações e atividades: https://www.puc-campinas.edu.br/um-desafio-nos-une/

*Estagiário sob coordenação do Departamento de Comunicação da PUC-Campinas

Vinícius Purgato