A abertura oficial do V Festival de Fotografia de Campinas Hercule Florence ocorre nesta sexta-feira, dia 21, às 20h, no Centro de Convivência, no bairro Cambuí. A abertura terá como temática “Fotografia de Hercule Florence”, com o fotógrafo e pesquisador Boris Kossoy, responsável por redescobrir a obra de Hercule Florence, considerado o pai da fotografia.

Kossoy, desde a década de 1970 é um dos principais teóricos e historiadores da fotografia no Brasil. Trabalhou nos principais veículos de imprensa do Brasil. Foi diretor do Departamento de Fotografia do Museu de Arte de São Paulo no período compreendido entre os anos de 1976 e 1978; presidente da Comissão de Fotografia da Secretaria de Estado de Cultura de São Paulo, entre 1979 e 1983; diretor do Museu da Imagem e do Som de São Paulo, de 1980 a 1983; bem como coordenador de atividades culturais do Centro de Convenções Rebouças.

O Festival ocorre durante todo o mês de outubro, com exposições, palestras e oficinas em vários pontos de Campinas, como o Museu Imagem e Som (MIS) e Museu de Arte Contemporânea de Campinas (MACC). Neste ano, o Festival traz como temática o “O Homem, o Meio e o Tempo”, que por meio da fotografia aborda a transformação e o passar do tempo em um ‘clique’.

No dia 25 de outubro, ocorre na PUC-Campinas, o II Seminário Memória e Fotografia, que aborda o papel da fotografia para a conservação histórica. O Seminário tem a participação dos professores do Curso de Jornalismo Amarildo Carnicel e Nelson Chinalia. Entre as temáticas abordadas estão “O ‘caixeiro-viajante’ da fotografia e a produção atual de cartões-postais em Campinas”, “A formação de um espaço urbano através da fotografia: um estudo sobre a rua 13 de maio em Campinas”, “A fotopintura pós-morte no Brasil oitentista” e “Da produção artesanal do fotógrafo lambe-lambe à banalização da fotografia digital”.

Nos dias 22 e 23 serão realizadas mesas-redondas, no Salão Vermelho da Prefeitura de Campinas, que abordarão temáticas sociais, como Fotografia e direitos Humanos, Novos rumos da fotografia, Acervo fotográfico e Política nacional de fotografia, que mapeará a produção fotográfica nacional.

Concurso Fotográfico

Neste ano, o Concurso Fotográfico terá como temática “O homem, o meio e o tempo”. Para participar basta inscrever até 3 fotos no site do evento, dentro da opção “Concurso”. O tamanho mínimo da foto é de 1024×768 pixels, podendo ser originada por celulares, máquinas digitais, analógicas ou por qualquer outro aparelho que registre imagens. As imagens devem ter sido captadas durante o ano de 2011.

Informações: www.festivalherculeflorence.com.br

21 de outubro de 2011