Alcançando a sua 6ª edição, o JOGO CONCURSO ONLINE DE MATEMÁTICA PUC-CAMPINAS, promovido durante a 19ª Semana Integrada – Prof. Ricardo de Souza Campos Badaró, contou com a participação de 14 escolas do Ensino Médio das cidades da região de Campinas e de São Paulo, totalizando um total de 260 alunos participantes. Criado em 2012 a partir de uma parceria entre a Faculdade de Matemática e a Informática Júnior, o projeto Jogo Concurso Online de Matemática figura como um projeto estratégico no CEATEC e tem como objetivo difundir a cultura matemática e despertar o interesse dos jovens pela área de Matemática e pelos diferentes Cursos da área das Ciências Exatas.

Com respeito à dinâmica do concurso, são colocados problemas de matemática, cobrindo os principais eixos da matemática tradicional, na perspectiva de jogos e situações que dialogam com as diferentes áreas de exatas, tais como a Matemática, a Química e as Engenharias de um modo geral. Os alunos trabalham em equipes, formadas por três alunos, de forma colaborativa.

O Jogo Concurso promove uma maior aproximação entre a universidade e os alunos do 3o ano do Ensino Médio e de cursos pré-vestibulares, permitindo um melhor conhecimento da PUC-Campinas, proporcionando uma vivência de trabalho colaborativo das equipes participantes na resolução de problemas desafiantes e atraindo tanto os alunos que já possuem afinidade com a Matemática quanto aqueles que têm receio da disciplina de Matemática, fazendo-os perceber que conseguir resolver problemas de matemática é uma conquista pessoal especialmente gratificante.

Confira as fotos do concurso aqui.

PUC-Campinas
14 de setembro de 2017