IX Encontro de Extensão discute inovação social e curricularização

O encontro anual da PUC-Campinas terá palestras, oficinas de empreendedorismo, kokedama e de soluções inclusivas

A PUC-Campinas realiza, dias 9 e 10 de outubro, seu “IX Encontro Anual de Extensão Universitária”. O evento, promovido pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, contará com palestras, workshops, oficinas, apresentações culturais e mostras de trabalhos em diversos locais do Campus I. Todas as atividades são abertas para o público interno e externo. Clique aqui para ver programação completa.

A extensão universitária é uma ação das universidades para que o conhecimento adquirido com o ensino e a pesquisa desenvolvida dentro das instituições sejam aplicados na comunidade. Atualmente, a PUC-Campinas mantém parceria com cerca de 45 entidades sediadas na região que prestam serviços, diretamente, a aproximadamente 17 mil pessoas e, indiretamente, a mais de um milhão.

O empreendedorismo e a inovação social também são um dos temas importantes do encontro. Um dos palestrantes convidados para falar sobre o tema é o Prof. Dr. Marcos Kisil, fundador do Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social – IDIS. Kisil, professor da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, é considerado um dos profissionais mais influentes de organizações filantrópicas no mundo. Na abertura do encontro, às 19h do dia 9, no Auditório Dom Gilberto, ele falará sobre “A inovação social e a Extensão Universitária: perspectivas para o desenvolvimento social”.

Além de mostrar o que está sendo produzido nos projetos de extensão da Universidade, o encontro terá o debate sobre a curricularização da Extensão, que foi tornada oficial no final de 2018 e deverá ser implantada em todas as instituições de ensino superior do Brasil em 2021.

Pela nova determinação federal pelo menos 10% da carga horária total de todos os cursos de graduação deverão ser compostas por atividades de extensão. Elas passarão a fazer parte dos currículos, seguindo as mesmas regras das demais disciplinas e tornadas obrigatórias nas grades dos cursos.

Para falar especialmente sobre esse assunto, será realizado no dia 10, das 8h30 às 11h30, no Auditório Cardeal Agnelo Rossi, a palestra “Experiências no Processo de Curricularização da Extensão”. Participam a Profa. Dra. Simone Loureiro Brum Imperatore (ULBRA), o Prof. Dr. Fabiano Incerti (PUCPR) e a Profa. Dra. Teresinha de Morais (PUC-Campinas).

“As atividades do encontro integrarão todas as áreas da Extensão da PUC-Campinas, inclusive com apresentações dos grupos do CCA (Centro de Cultura e Arte) em conjunto com as exposições de projetos, atividades e palestras”, disse a Profa. Me. Marina Piason Breglio Pontes Oliveira, organizadora do evento.

As atividades serão realizadas em diversos pontos do Campus I. O encerramento será no dia 10, às 18h30, com a “9ª Cerimônia de Premiação de Alunos Bolsistas e 3ª Cerimônia de Premiação de Alunos Voluntários” no Auditório Cardeal Agnelo Rossi.

Marcelo Andriotti
2 de outubro de 2019