Solenidade do Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo

A Igreja celebra no dia 25 de dezembro, o Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo. Em uma pequena manjedoura, na cidade de Belém, nasce uma frágil criança, que transformaria a humanidade. Nasceu para nós o Salvador, o Filho de Deus, que assumiu com humildade a condição humana para anunciar, através do seu próprio testemunho, que a vida só tem sentido se vivida no amor e na solidariedade.

Na Igreja Católica Apostólica Romana, o Tempo Litúrgico do Natal tem início no dia 24 de dezembro, com as I Vésperas do Natal do Senhor, até o Domingo após o dia 06 de janeiro, quando se celebra a Solenidade da Epifania do Senhor, a manifestação de Jesus Cristo.

Na Liturgia do Natal, as Comunidades se reúnem para celebrar quatro Missas:

* No dia 24 de dezembro, no período da tarde, a Missa Vespertina da Vigília do Natal;

* Na noite do dia 24 para 25, a primeira Missa do Natal do Senhor;

* Ao amanhecer do dia 25, a segunda Missa do Natal, a Missa da Aurora;

* No dia 25, a terceira Missa do Natal, a Missa do Dia.

As celebrações se prolongam por oito dias, chamados Oitava de Natal.

Na Arquidiocese de Campinas, as Paróquias celebram em festa essa data querida e tão esperada por todos. Lembramos que Dom Airton José dos Santos, Arcebispo Metropolitano, presidirá as Missas das 19h30, nos dias 24 e 31 de dezembro, na Catedral Nossa Senhora da Conceição.

Arquidiocese de Campinas

Armando Martinelli Neto