Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Simpósio sobre direito à moradia recebe submissão de trabalhos até 28 de setembro

Simpósio Transdisciplinar Fraternidade e Moradia reunirá pesquisadores e especialistas para discutir os desafios da moradia no Brasil e a temática da Campanha da Fraternidade 2026

O Fórum da Campanha da Fraternidade da PUC-Campinas realizará, entre os dias 26 e 28 de outubro, o I Simpósio Transdisciplinar Fraternidade e Moradia, iniciativa que propõe colocar a temática da Campanha da Fraternidade 2026 no centro do debate acadêmico. O evento acontecerá no espaço Tamurá-Comunidade, no Campus I, em formato híbrido, das 14h às 17h e das 19h às 21h30, reunindo pesquisadores, docentes e estudantes para refletir sobre os desafios da moradia digna no Brasil.

Organizado pelo Núcleo de Fé e Cultura, em parceria com a Faculdade de Teologia e os Programas de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Direito e Sustentabilidade da PUC-Campinas, o Simpósio busca promover o diálogo entre diferentes áreas do conhecimento e as experiências vividas nos territórios vulnerabilizados.

Segundo o Coordenador do Núcleo de Fé e Cultura da PUC-Campinas, Prof. Dr. Pe. Matheus da Silva Bernardes, o evento nasce das ações do Fórum da Campanha da Fraternidade e pretende ampliar a reflexão sobre um tema que ultrapassa os limites da academia. “Nosso objetivo é inserir a temática da Campanha da Fraternidade no debate acadêmico a partir de uma perspectiva verdadeiramente transdisciplinar, promovendo o encontro entre os saberes científicos, populares e comunitários. A questão da moradia exige esse diálogo, porque envolve direitos, território, cidadania, sustentabilidade e, sobretudo, a dignidade humana”, destacou.

Submissão de trabalhos

O simpósio também abrirá espaço para que estudantes de Graduação, Pós-graduação e pesquisadores de diferentes instituições apresentem os resultados de seus trabalhos científicos. As inscrições para submissão de trabalhos estão abertas até 28 de setembro de 2026. Inscreva-se aqui.

Os textos completos aprovados serão publicados nos Anais dos Cadernos de Fé e Cultura, publicação do Núcleo de Fé e Cultura da PUC-Campinas.

“Esperamos receber estudantes de Iniciação Científica, pós-graduandos e pesquisadores de diversas instituições do país que trabalham com os eixos temáticos do simpósio. Queremos promover um debate qualificado sobre a temática e, para isso, reunimos pesquisadores reconhecidos em diferentes áreas do conhecimento para garantir rigor científico e, ao mesmo tempo, favorecer o diálogo entre a academia e as experiências concretas vividas pelas comunidades”, destacou Pe. Matheus.

Programação

A programação foi estruturada para favorecer a integração por meio de conferências, painéis temáticos, apresentação de experiências de extensão universitária e mesas de comunicação científica. Realizado em formato híbrido, o I Simpósio Transdisciplinar Fraternidade e Moradia permitirá a participação presencial e on-line de pesquisadores e estudantes de diferentes regiões do Brasil.

Entre os destaques estão a conferência de abertura, que será ministrada pelo Pe. Jean Poul Hansen, assessor das Campanhas da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que abordará as perspectivas históricas e sociais da Campanha da Fraternidade. No segundo dia, a urbanista Profa. Dra. Ermínia Maricato, uma das maiores referências brasileiras em habitação e urbanismo, discutirá os desafios da urbanização e da moradia no país. O encerramento contará com a participação de Evaniza Lopes Rodrigues, integrante da Pastoral da Moradia e Favela da CNBB, que refletirá sobre mobilização popular, direitos fundamentais e moradia digna.

“Cada conferencista representa uma contribuição fundamental para compreendermos a temática da moradia em sua complexidade. Reunimos especialistas que articulam conhecimento acadêmico, experiência pastoral e compromisso social, oferecendo diferentes perspectivas para um debate qualificado e conectado à realidade brasileira”, explicou.

Além das conferências, os participantes poderão acompanhar painéis sobre população em situação de rua, territórios vulnerabilizados, economia solidária e experiências de extensão universitária. O último dia será dedicado à apresentação de pesquisas distribuídas em seis eixos temáticos: moradia e direito à vida digna; vulnerabilidade social; territórios, memória e resistência popular; sustentabilidade e novas economias; universidade, extensão e transformação social; e fé, fraternidade e compromisso social.

Comissão Científica

A qualidade acadêmica do Simpósio também é assegurada pela composição de sua Comissão Científica, formada por pesquisadores de reconhecida atuação em áreas como Teologia, Arquitetura e Urbanismo, Direito, Sustentabilidade e Ciências Sociais. O grupo reúne docentes da PUC-Campinas e de instituições como PUC-SP, USP, UNIJUÍ, UNINOVE e FURB, responsáveis pela avaliação dos trabalhos submetidos e pelo acompanhamento científico do evento.



Jean Spaduzano
11 de agosto de 2026

/* CONTEUDO PROGRAMATICO*/