
Estudantes de Turismo e Gastronomia realizam visita técnica em empresa de aviação
Eles estiveram nas instalações da Azul Linhas Aéreas e puderam ter uma vivência prática do mercado
Os estudantes dos Cursos de Turismo e Gastronomia da PUC-Campinas participaram de uma visita técnica às instalações da Azul Linhas Aéreas, empresa que atualmente se destaca como uma das líderes do mercado da aviação brasileira. A atividade teve como principal objetivo proporcionar uma vivência prática, aproximando os estudantes da realidade operacional, administrativa e tecnológica de um dos mais importantes complexos aeroportuários do país.
A programação teve início na UNIAzul – Universidade Corporativa da Azul, localizada ao lado do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas. Nesse espaço, os estudantes conheceram a estrutura dedicada à formação, capacitação e aperfeiçoamento dos tripulantes e demais profissionais da companhia aérea, compreendendo a importância da educação continuada para a excelência na prestação de serviços.
Na sequência, o grupo visitou o moderno hangar de manutenção da Azul, considerado um dos maiores e mais completos da América do Sul. Durante a visita, os estudantes puderam acompanhar de perto os processos de manutenção preventiva e corretiva das aeronaves, observando os elevados padrões de segurança, qualidade e tecnologia empregados pela empresa.
A experiência foi complementada com uma visita às áreas operacionais do Aeroporto Internacional de Viracopos, onde os acadêmicos conheceram os procedimentos de atendimento aos passageiros, as rotinas de check-in, embarque e logística aeroportuária desenvolvidas pela Azul, além das instalações do hotel Aero Sleep, localizado no complexo aeroportuário.
A visita técnica foi planejada, organizada, desenvolvida e supervisionada pelo Professor Especialista Marcelo Adhemar Pérez López, docente da Faculdade de Turismo e do Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia. O docente destacou “a importância de proporcionar aos acadêmicos experiências práticas que complementem a formação em sala de aula e aproximem os estudantes das melhores práticas do mercado”.
A Profa. Dra. Ana Maria Fernandes, Diretora da Faculdade de Turismo e Coordenadora do Curso de Gastronomia, afirmou que a experiência foi muito positiva para os alunos. “Agradecemos à gerente da unidade da Azul, Taís Marion, egressa da Faculdade de Turismo da PUC-Campinas, e à sua assistente, Jayza Funari, pela acolhida, receptividade e disponibilidade em compartilhar conhecimentos e experiências com os estudantes”.
O prof. Marcelo Lopez ainda destaca que “visitas técnicas como esta fortalecem a formação acadêmica ao integrar teoria e prática, permitindo aos estudantes compreenderem os desafios, as oportunidades e a dinâmica de um dos setores mais importantes da economia nacional”.
“As Visitas Técnicas, de maneira geral, são muito enriquecedoras e complementam a formação pessoal e profissional dos estudantes de qualquer área, sobretudo do Turismo e da Gastronomia, áreas tão práticas. A atividade é ainda mais enriquecedora quando é conduzida por uma profissional egressa do curso de Turismo, fazendo com que os estudantes tenham exemplos e referências, na prática, das possibilidades de carreira que o curso proporciona”, completou a professora Ana Maria.






