Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

PUC-Campinas participa da FAUBAI 2026 e amplia articulações internacionais

Conferência, ocorrida em Florianópolis, reuniu instituições de vários países

A PUC-Campinas esteve presente na Conferência Anual da FAUBAI 2026 (Associação Brasileira de Educação Internacional), o principal evento de internacionalização do ensino superior no país, realizado em Florianópolis, entre 11 e 15 de abril. O encontro reuniu universidades, redes acadêmicas, representantes governamentais e organizações internacionais, consolidando-se como um espaço estratégico para o fortalecimento de parcerias e o avanço da cooperação acadêmica global. Participaram do evento, representando a Universidade, o Prof. Dr. Victor de Barros Deantoni, Reitor da PUC-Campinas; e a a Profa. Dra. Camila Brasil, gerente do Departamento de Relações Externas (DRE) da Instituição.

O Reitor da PUC-Campinas, Prof. Dr. Victor de Barros Deantoni, destacou que a participação na FAUBAI reforça o compromisso da Universidade com a excelência no ensino. Segundo ele, a internacionalização é um dos caminhos para fortalecer conexões com outras instituições, ampliar horizontes e proporcionar uma formação universitária cada vez mais aberta ao mundo.

O evento contou com a presença de representantes de instituições de diversos países, incluindo Estados Unidos, Portugal, Austrália e Canadá, com estandes institucionais e programas voltados à mobilidade acadêmica e cooperação científica. “Temos aqui universidades do mundo inteiro representadas e também brasileiras, envolvidas em discussões em torno de como internacionalizar mais o ensino”, explicou a professora Camila Brasil.

Entre os principais temas debatidos, estiveram os desafios da mobilidade internacional, como custos e barreiras linguísticas, além do papel estratégico da pesquisa e da chamada “diplomacia científica” no fortalecimento das relações internacionais. “As discussões mostram que a internacionalização vem para as universidades se ajudarem, pensando no bem comum, em como transformar a sociedade em uma sociedade mais justa”, destacou a professora.

Aproximação com outras Universidades

A participação da PUC-Campinas teve como foco a ampliação de parcerias institucionais, especialmente com universidades de Portugal e dos Estados Unidos — destinos de grande interesse dos estudantes. “Nós conseguimos estreitar o relacionamento com diversas universidades internacionais e saímos daqui com acordos importantes e avanços em várias áreas”, afirmou a professora Camila.

Sobre a FAUBAI

A FAUBAI (Associação Brasileira de Educação Internacional) foi criada em 1988 e reúne gestores e responsáveis de assuntos internacionais de mais de 200 instituições de ensino superior brasileiras. A Associação promove a integração e a capacitação dos gestores, seminários, workshops, reuniões regionais, nacionais e internacionais e Conferência Anual.

Atua também na divulgação das potencialidades e da diversidade das IES brasileiras, no país e no exterior, junto a IES, agências, representações diplomáticas, organismos e programas internacionais.



Carlos Giacomeli
16 de abril de 2026