Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Estudantes de Jornalismo da PUC-Campinas vencem o Prêmio FEAC

Universidade foi destaque com minidocumentário “Raízes do Bairro”

Estudantes do curso de Jornalismo da PUC-Campinas venceram a 25ª edição do Prêmio Fundação FEAC de Jornalismo, com o minidocumentário “Raízes do Bairro”, orientado pelo Prof. Dr. Rogério Bazi e criada pelos alunos Lucas Oliveira Tamari (líder do grupo), Gabriel Rosa, Guilherme Rodrigues, João Pedro Mariano, Rafael Choairy, Pietro Magre Anghuinoni, e Juliana Lamussi.

O prêmio deste ano trouxe como tema “Desenvolvimento Territorial – Integrando Esforços para Alavancar Transformações Duradouras”, e reconheceu reportagens e conteúdos que evidenciam como ações articuladas entre comunidades, poder público e organizações podem promover transformações sociais duradouras na Região Metropolitana de Campinas (RMC).

“Receber esse prêmio foi uma conquista incrível para todo o meu grupo. Posso dizer que alegria é a palavra que definiu o momento para mim. Estamos no segundo ano de faculdade, então só de sermos escolhidos como finalistas já era algo para sentirmos orgulho. Foi uma honra ter competido e vencido uma categoria repleta de trabalhos excelentes. Sou muito grato por isso. Esse prêmio nos faz relembrar da beleza e a importância do jornalismo, uma profissão tão linda e fundamental na nossa sociedade”, afirmou Lucas Oliveira Tamari, líder do grupo que realizou o trabalho vencedor.

“O reconhecimento no Prêmio FEAC 2025 evidencia a qualidade do nosso curso de Jornalismo e reforça o compromisso dos nossos estudantes com a prática profissional. Essa conquista enriquece a formação acadêmica e fortalece o currículo de todos os envolvidos”, destaca o orientador do trabalho, prof. Dr. Rogério Bazi.

No minidocumentário “Raízes do Bairro”, o grupo retratou as ações de revitalização de uma praça no Jardim São Marcos, realizadas com o apoio da FEAC e em parceria com a comunidade local.

Outro destaque foi a série documental “Cultura Periférica”, orientado pela Profa. Dra. Rosemary Bars Mendez, que ficou com a segunda posição na categoria. A série apresentou o circuito da cultura periférica em Campinas e evidenciou como esses movimentos impactam os territórios, criam oportunidades e fortalecem a produção artística nas periferias.

A PUC-Campinas também deixou sua marca na categoria Reportagem on-line, com o 2º lugar. Também orientado pela Profa. Dra. Rosemary Bars Mendez, o ex-aluno Júnior Gomes representou o grupo formado por ele, Marina Favaro e João Chaves como o trabalho “Entre Linhas e Sonhos”, TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) defendido no final do ano passado por eles e que também venceu o Intercom Regional.

“Ver os três trabalhos de alunos e ex-alunos do curso de Jornalismo da PUC Campinas no shortlist do Prêmio Fundação Feac foi extremamente recompensador. O prêmio é muito tradicional em nossa cidade e ter a presença do nosso curso na noite da premiação foi um grande reconhecimento de todo o trabalho feito pelos professores e da capacidade de nossos alunos. Foi uma alegria presenciar os estudantes do 4º semestre levarem o primeiro lugar na categoria Universitário. Ver a emoção deles foi contagiante”, afirmou a diretora da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, a Profa. Dra. Karla Caldas Ehrenberg. “O mais bonito na premiação foi poder ver a experiência e o futuro do jornalismo compartilhando o mesmo espaço. Essa premiação valida nosso trabalho, que segue na direção de formar profissionais para um jornalismo sério, ético e de qualidade”, completou.



Carlos Giacomeli
11 de dezembro de 2025