Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Professor da PUC-Campinas é convidado pela CNBB para integrar grupo nacional de reflexão sobre Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso

Padre José Antonio Boareto é também assessor da Diocese de Bragança Paulista e atuará no GREDIRE, grupo que pensa ações da Igreja em prol da liberdade religiosa e do desenvolvimento humano integral

O Padre José Antonio Boareto, professor de Teologia e membro do Observatório da PUC-Campinas, foi convidado pela Comissão para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para integrar o GREDIRE – Grupo de Reflexão para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso. Além de sua atuação acadêmica, ele também é assessor da Dimensão do Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso da Diocese de Bragança Paulista.

O GREDIRE é formado por teólogos, pesquisadores, bispos e outras lideranças religiosas que colaboram com a CNBB na reflexão sobre o papel da Igreja diante do pluralismo religioso brasileiro e das ações voltadas à promoção do bem comum, da paz e da liberdade de crença.

Ao comentar o convite, Padre Boareto destacou a importância de contribuir com o grupo. Segundo ele, é importante aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento humano integral, “considerando que salvaguardar a dignidade humana também é garantir o direito à liberdade religiosa”. Essa perspectiva, afirma, está alinhada ao magistério social da Igreja e às atividades que ele já desenvolve no Observatório da PUC-Campinas.

O segundo aspecto de sua contribuição diz respeito ao enfrentamento da intolerância e do racismo religioso, temas que, para ele, precisam ser analisados teologicamente a partir do contexto brasileiro. “Temos uma realidade de racismo a ser enfrentada. É preciso refletir teologicamente sobre isso, compreendendo que a intolerância religiosa é na verdade racismo religioso”, afirmou.



Carlos Giacomeli
3 de novembro de 2025