Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Pesquisa: PUC-Campinas lança Portal de Oportunidades e aproxima estudantes do universo da Iniciação Científica

Nova plataforma facilitará o acesso à produção científica desde o início da Jornada Universitária

 

Com o objetivo de ampliar o acesso à Pesquisa e despertar novas vocações científicas, a PUC-Campinas lança seu novo Portal de Oportunidades de Iniciação Científica (IC). A plataforma, criada a partir de uma demanda dos próprios estudantes, quebra as barreiras de comunicação ao centralizar em um único lugar todos os projetos disponíveis na Universidade, permitindo que os alunos explorem e manifestem seu interesse de forma direta e transparente.

A iniciativa, que está acessível neste link, funcionará como uma grande vitrine do conhecimento em produção na PUC-Campinas. Nela, os alunos de todos os cursos poderão navegar por uma lista de projetos de pesquisa, organizados por Escolas, entender suas propostas e, o mais importante, ter acesso ao contato direto do professor pesquisador responsável por cada linha de investigação.

O portal tem o intuito de expandir a participação dos estudantes em projetos de IC, promovendo o desenvolvimento de competências investigativas desde os primeiros anos da formação. A plataforma reforça o papel da Universidade como um polo de produção de conhecimento, fomenta a interdisciplinaridade e consolida a PUC-Campinas como um ambiente dinâmico e alinhado à sua missão de formar profissionais críticos e comprometidos com a transformação social.

Iniciação Científica: um diferencial para a carreira e para a vida

Mas por que um aluno de graduação deveria considerar a Jornada da Pesquisa? Para a Profa. Dra. Carla Cristina Enes Gomes, Gerente de Pesquisa e Stricto Sensu, a experiência é uma formação para a vida. “A Iniciação Científica é uma experiência formativa singular que estimula o pensamento crítico, a autonomia intelectual e a capacidade de análise de problemas complexos, habilidades essenciais em qualquer campo profissional. Ao participar de um Projeto de Pesquisa, o aluno aprende a formular perguntas, buscar evidências, interpretar dados e comunicar resultados de forma clara e fundamentada”, explicou. Essa bagagem, segundo a Professora, abre portas tanto para quem sonha com a carreira acadêmica, como Mestrado e Doutorado, quanto para quem busca se destacar no mercado de trabalho. A IC confere um diferencial competitivo ao desenvolver competências valorizadas em contextos de inovação, gestão e tomada de decisão estratégica.

Como funciona?

O acesso é simples e intuitivo. Ao clicar neste link o estudante encontrará a lista de projetos disponíveis. Ao identificar um tema de interesse, ele poderá enviar um e-mail diretamente ao professor responsável. A recomendação é que o aluno faça uma breve apresentação, informando seu Curso, período e motivações. A partir desse primeiro contato, o docente poderá agendar uma conversa para detalhar o projeto e, havendo interesse mútuo, orientar os próximos passos para a inscrição formal no programa de IC.

O portal é aberto a todos os alunos de Graduação, valorizando a curiosidade científica como principal critério. Embora alguns projetos possam ter pré-requisitos específicos, a proposta é incentivar a participação ampla e inclusiva.

Para os professores pesquisadores, a plataforma também representa uma grande vantagem, dando visibilidade aos seus trabalhos e facilitando a atração de novos talentos. A iniciativa estimula a formação de equipes interdisciplinares e fortalece a interação entre a graduação e a pós-graduação, enriquecendo o processo formativo e potencializando a produção científica da Universidade.

 



Gabriela Ferraz
29 de outubro de 2025