Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

PUC-Campinas leva estandes para o IAC Portas Abertas

Instituto Agronômico abriu as portas para o público na última sexta e no sábado para mostrar mais do trabalho desenvolvido no local

A PUC-Campinas participou, nos dias 17 e 18 de outubro, do IAC Portas Abertas 2025, evento realizado pelo Instituto Agronômico (IAC) que reuniu milhares de visitantes interessados em conhecer de perto as pesquisas e inovações desenvolvidas nas áreas ligadas ao agronegócio. A Universidade marcou presença com dois estandes, reforçando a parceria institucional com o IAC, especialmente no âmbito do curso de Engenharia Agronômica, que é desenvolvido em colaboração entre as duas instituições. Estiveram presentes também professores e alunos dos cursos de Nutrição, Engenharia de Alimentos, Ciências Biológicas, e da Gastronomia.

Para os estudantes, o evento foi uma oportunidade única de aprendizado e representação. “É de extrema importância para mim estar podendo participar desse evento, principalmente sabendo a importância e a grandeza desse instituto. É uma chance de representar o nosso curso, contar um pouco sobre a Engenharia Agronômica da PUC, que é um curso muito novo, e mostrar a parceria que temos com o IAC”, afirmou Luiza Malagutti, aluna do primeiro ano de Engenharia Agronômica.

Durante o evento, realizado na sede do IAC, o público pôde participar de atividades voltadas à difusão científica e à valorização da pesquisa agrícola, além de conhecer laboratórios, centros de estudo e espaços históricos do Instituto — como a Biblioteca do IAC, detentora do maior acervo de títulos sobre agricultura da América Latina, e o tradicional Prédio D. Pedro II.

Em sua 4ª edição, o Apta Portas Abertas — promovido pela Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), vinculada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo — teve como proposta aproximar a população das instituições de pesquisa que compõem o sistema estadual de ciência e tecnologia do agronegócio. Além do IAC, participaram o Instituto Biológico (IB), Instituto de Pesca (IP), Instituto de Economia Agrícola (IEA), Instituto de Zootecnia (IZ), Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL) e a Apta Regional.

A PUC-Campinas, por meio dos estandes montados no local, apresentou aos visitantes as ações de ensino, pesquisa e extensão do curso de Engenharia Agronômica, que conta com o apoio técnico e científico do IAC em sua formação. A parceria permite que estudantes da Universidade tenham acesso a laboratórios, áreas experimentais e especialistas do Instituto, consolidando uma formação voltada à inovação, sustentabilidade e práticas agrícolas de alto impacto.

Segundo a professora Regina Márcia Longo, coordenadora do curso de Engenharia Agronômica da PUC-Campinas, a integração é fundamental para os futuros profissionais. “O Instituto Agronômico é um ator super importante na agronomia do país. Aqui, os alunos vão conhecer todos os centros que trabalham com diferentes culturas, e isso vai trazer uma amplitude muito grande para estágio, para iniciação científica e uma série de coisas”, destacou a docente.

A visão positiva da colaboração é compartilhada pela diretoria do IAC. O diretor-geral do Instituto, Marcos Landell, celebra os resultados da união. “Estamos vivenciando o segundo ano dessa parceria e a gente está vendo como muito positiva. Vai ser um grande prazer para nós, do IAC, participar da formação de vocês e incluí-los, daqui a pouquinho, nas comemorações do dia do engenheiro agrônomo”, comentou. Sobre o evento, ele destacou a importância de seguir inovando e brincou usando a frase “O IAC é um velhinho de 138 anos que ainda anda sem bengala, e tá gerando essa tecnologia”.



Carlos Giacomeli
21 de outubro de 2025