Cerca de 100 professores da PUC-Campinas e de escolas do ensino básico (Fundamental e Médio) da região, juntamente com 600 alunos dos cursos de licenciatura da Universidade e 135 alunos de escolas estaduais participam neste sábado, 30 de setembro, das 8h às 17h, do I Encontro de Licenciatura. A abertura do evento será às 8h, no Auditório Dom Gilberto, no Campus I, com a presença do reitor padre Wilson Denadai e do pró-reitor de Graduação, professor Germano Rigacci Junior.

Às 8h45, será realizada mesa-redonda sobre o tema “Exigências sociais e legais para a educação formal: que formação de professores?”, na qual serão discutidas as diretrizes nacionais para o ensino Fundamental e Médio. Participarão do debate os professores Célia Margutti do Amaral Gurgel (Unimep/Piracicaba) e Antonio Admir Schiavo (diretora de Ensino de Campinas Regional Oeste). A mesa terá como coordenadora a professora Juleusa Turra, da Faculdade de Geografia da PUC-Campinas.

No período da tarde, serão realizadas em diferentes salas do Campus I reuniões de grupos de trabalho sobre temáticas específicas relacionadas ao tema do evento. Também ocorrerão uma mostra de trabalho dos alunos dos 10 cursos de licenciatura da PUC-Campinas, realizados em suas atividades de estágio nas escolas de Campinas e região, e uma mostra dos trabalhos realizados pelas próprias escolas.

O Campus I fica na Rodovia D. Pedro I, Km 136, Parque das Universidades.

Licenciaturas da PUC-Campinas firma parceria com escolas públicas

A PUC-Campinas vem assumindo, desde o início deste ano, um novo desafio: proporcionar formação compartilhada a professoras de oito escolas estaduais de Campinas. O projeto envolve alunos e docentes dos seus 10 cursos de licenciatura: Pedagogia, Ciências Biológicas, Artes Visuais, Educação Física, Geografia, Matemática, Ciências Sociais, História, Filosofia e Letras.

Na região Leste o projeto vem beneficiando as seguintes escolas: E.E. Alberto Medaljon (Vila Brandina), E.E. Joaquim Ferreira Lima (Vila 31 de Março) e E. E. Profa. Eunice Virgínia Ramos Navero. E na região oeste, as escolas E.E. Parque São Jorge (Parque São Jorge), E.E. Miguel Vicente Cury (Vila Padre Anchieta), E.E. Prof. Milton de Tolosa (Jardim Leonor), E.E. Messias Gonçalves Teixeira (Nova Aparecida) e E.E. Procópio Ferreira (Jardim dos Oliveiras.

Em dezembro deste ano, a PUC-Campinas formará 460 novos professores, que atuarão, sobretudo, nas escolas municipais e estaduais da Região Metropolitana de Campinas (RMC).

Portal Puc-Campinas
28 de setembro de 2006