Com o propósito de melhorar a qualidade de vida dos familiares ou cuidadores de pacientes do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) e do Ambulatório de Terapia Ocupacional (TO) da PUC-Campinas, alunos e professores da Faculdade de TO farão atividades especiais para esse público. As atividades ocorrerão no dia 18 de setembro (segunda-feira), das 14h às 16h, no Ambulatório TO, localizado no Campus II da PUC-Campinas (Avenida John Boyd Dunlop, s/n – Jardim Ipaussurama). As vagas são limitadas e as atividades são gratuitas. Os interessados devem entrar em contato pelo telefone (19) 3729.6873.

De acordo com a professora da Faculdade Rosé Colom Toldrá, os cuidadores e familiares das pessoas com algum tipo de problema de saúde ou deficiência precisam desenvolver atividades diferenciadas para dedicar um tempo exclusivo para si mesmos e pensar em suas próprias necessidades. “O profissional de TO pode auxiliar essas pessoas para a conquista de uma qualidade de vida melhor e identificar alguma atividade que lhes tragam prazer e bem-estar”, acrescenta a professora.

A expectativa é de que cerca de 20 pessoas participem das atividades que incluem artes manuais, produção de artesanato utilizando materiais recicláveis, entre outras. É a primeira vez que os professores e alunos que estagiam no Ambulatório reúnem cuidadores e familiares do SAD e do Ambulatório para este tipo de atendimento.

Serviço:

O Ambulatório de Terapia Ocupacional faz por mês cerca de 700 atendimentos. São prestados serviços a crianças com dificuldades de aprendizado, problemas escolares, adultos com lesões neurológicas e ortopédicas, além de doenças relacionadas ao trabalho. Também são realizados atendimentos de grupos de famílias e cuidadores e orientações para crianças e adolescentes sobre cidadania e cultura. Para pacientes que necessitem de ortoses para membros superiores, o Ambulatório confecciona os aparelhos que atendam as necessidades do paciente. Todos os serviços disponibilizados pelo Ambulatório são gratuitos e realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e todos os atendimentos são agendados previamente entre as 8h e 17h. Informações pelo telefone (19) 3729.6873.

Portal Puc-Campinas
14 de setembro de 2006