Planejamento Acadêmico Pedagógico da Universidade – 2º semestre de 2016

Em meio às comemorações dos 75 anos de sua fundação, a PUC-Campinas, recebe no dia 01 de agosto, às 10h, a Professora de Educação em Harvard, Claudia Costin para uma palestra sobre o tema “Ensino Superior e transições: do Ensino Médio à formação de cidadãos autônomos”.

O evento faz parte do Planejamento Acadêmico Pedagógico da Universidade – 2º semestre de 2016. A recepção aos convidados ocorre a partir das 9h.

O Planejamento Acadêmico Pedagógico é a oportunidade para atualização, debates e desenvolvimento de novas competências no ato de ensinar. As atividades ocorrem no Auditório Dom Gilberto – Campus I – Rodovia D. Pedro I, Km 136 – da Universidade.

A palestra é aberta a todo o corpo docente da PUC-Campinas. As inscrições podem ser feitas na Área Logada do Professor – PROGRAD – Programa Permanente de Capacitação Pedagógica – PPCP.

Sobre a palestrante

Claudia Costin é Professora de Educação em Harvard. Foi, antes disso, Diretora Global de Educação no Banco Mundial e Secretária Municipal de Educação no Rio de Janeiro. Sob sua liderança, a aprendizagem na cidade do Rio, medida pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) dos anos finais, melhorou em 22% (9º ano). Parte do sucesso se deve a estratégias inovadoras de apoio ao trabalho do professor, como a Educopédia, um portal de aulas digitais elaboradas pelos próprios professores da rede. Outra importante iniciativa desenvolvida por sua equipe voltada às áreas de maior vulnerabilidade dos jovens, o programa Escolas do Amanhã, foi fundamental para diminuir evasão e diminuir os déficits de aprendizagem em escolas em áreas mais violentas da cidade. Também implementou um programa sólido de Educação Infantil, em parceria com a área de Saúde e de Desenvolvimento Social.

Claudia foi vice-presidente da Fundação Victor Civita, dedicada a melhorar o desempenho da Educação Pública no Brasil. Acreditando no poder transformador da Educação, ajudou a criar o movimento da sociedade civil Todos pela Educação, onde também atuou como membro do Comitê Técnico.  Convencida de que a motivação dos professores é um fator critico no processo de ensino-aprendizagem, Claudia se comunica diariamente com milhares de professores usando as redes sociais.

Suas posições anteriores incluem a de Secretária de Cultura do estado de São Paulo, Ministra Federal de Administração e Reforma do Estado e Presidente da Promon-Intelligens, empresa voltada para e-learning. Antes disso, atuou como Gerente do Banco Mundial para Redução da Pobreza e Setor Público para a América Latina e o Caribe e também apoiou diversos países africanos em políticas públicas e modernização do Estado.

Claudia é Professora universitária, tendo atuado na PUC-SP, na Fundação Getúlio Vargas, no INSPER e, como professora visitante, na École Nationale d’Administration Publique, no Québec. É Mestre em Economia pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas, onde também cursou o Doutorado em Administração.

Eduardo Vella
21 de julho de 2016