Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

9ª edição do Motiv.se termina com premiação e apresentação de projetos inovadores

Mostra de Inovação se consolida como vetor para o incentivo da inovação e do empreendedorismo na PUC-Campinas

Na noite de quinta-feira, 26 de outubro, o Espaço Mescla da PUC-Campinas, no Campus I, foi o cenário para uma  apresentação de projetos de inovação na final do Motiv.se, Mostra de Inovação e Empreendedorismo da Universidade. Após terem sido escolhidas em uma etapa de seleção e terem passado por dias de imersão com a orientação de mentores, aprimoramento e estudos, as 12 equipes finalistas expuseram seus projetos diante de um painel composto por profissionais.

O Motiv.se tem por objetivo fomentar o empreendedorismo e estimular a criação de negócios inovadores. O evento é uma iniciativa do Programa Mescla em colaboração com a aceleradora Venture Hub. Nesta edição, o Motiv.se contou com a participação e apoio da Bayer e do IoT Lab Brasil, e abordou os temas saúde, sustentabilidade, agricultura e cidades inteligentes.

O evento é aberto a toda comunidade universitária e é uma oportunidade de receber capacitação e mentorias com especialistas do mercado e apoio das empresas parceiras desta edição no desenvolvimento e validação das soluções.

“Parabéns a todos os envolvidos em mais esta final do Motiv.se, que busca ideias inovadoras que possam mudar nossas vidas. Nossa sociedade precisa de mudanças, não só no campo da tecnologia, como também no relacionamento humano, na busca pelo caminho da paz”, disse o Reitor Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior, que participou da entrega dos prêmios.

Final

Durante a apresentação final, as equipes expuseram projetos de diversas áreas como saúde, agronegócio, química, entre outros nichos. Todos com propostas para resolver problemas das pessoas e do mercado de modo inovador.

Cada time possuía um tempo para a explicação da proposta defendida. Depois, uma banca formada por três especialistas – José Luiz Pelosini, sócio fundador e CEO da Jump; José Eduardo Azarite, sócio-diretor e vice-presidente de Inovação Corporativa da Venture Hub; e Edmar Rezende, professor da PUC-Campinas – avaliou os projetos, indicou pontos a serem aperfeiçoados e caminhos para que os projetos pudessem se tornar realidade.

Após a última apresentação, os grupos participaram de uma confraternização em outro espaço do Mescla, enquanto a banca analisadora e os mentores e patrocinadores se reuniram para definir os premiados.

A equipe Geltech+ foi a grande vencedora, com a proposta de um dispositivo que objetiva automatizar o processo de higienização das mãos de profissionais da área da saúde, para ser disponibilizado para clínicas e hospitais. O grupo apresentou um protótipo e material informativo sobre o funcionamento do produto. Eles levaram como prêmio créditos no valor de USD 1.000,00 da AWS, plataforma em nuvem que oferece mais de 200 serviços em datacenter. Com esses créditos, a Geltech+ poderá acelerar ainda mais o desenvolvimento do produto. A AWS Academy compõe a iniciativa AiioT Lab Brasil.

Na segunda colocação ficou o Safe Road, que trouxe a proposta de um aplicativo que objetiva disponibilizar rotas seguras para pessoas transitarem em locais desconhecidos.

Em terceiro, ficou o Control Energy, que apresentou um app para auxiliar as pessoas a controlarem o consumo de energia em suas casas por meio da identificação dos principais gastos diários.

A Menção Honrosa ficou com o Helpers, que criou uma Tecnologia Assistiva baseada em AI e IoT de baixo custo para pessoas com deficiências diversas.

Apoio

O IoT Lab Brasil desempenhou um papel importante como patrocinador da 9ª edição do Motiv.se. Trata-se de um amplo programa coordenado pela JumpCorp, empresa brasileira de tecnologia B2B, especializada em Inteligência Artificial e IoT, e pelo Mescla da PUC-Campinas, que une empresas como Constanta, Semtech, Qualcomm, Nokia, American Tower, Everynet, Khomp, Tip, AWS Academy e a ABINC (Associação Brasileira de Internet das Coisas). Além disso, foi falado sobre um laboratório que será instalado na PUC-Campinas.

A 9ª edição do Motiv.se contou com o apoio da Bayer, líder global nas áreas de ciências da vida, saúde e agricultura. Com uma história de mais de 150 anos de inovação, a Bayer se destaca por suas soluções inovadoras em cuidados com a saúde, produtos farmacêuticos, proteção de cultivos e ciências biológicas.

 



Marcelo Andriotti
27 de outubro de 2023