7ª Olimpíada de Matemática testa conhecimentos de alunos do Ensino Médio

Universidade recebeu mais de 300 estudantes na última fase da competição

Cerca de trezentos estudantes do Ensino Médio, grande parte residente em cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC), participaram, nesta terça-feira, dia 11 de setembro, da 7ª Olimpíada de Matemática da PUC-Campinas.

Os alunos, que representaram 11 escolas particulares e 5 públicas das cidades de Campinas, Valinhos, Vinhedo, Hortolândia, Sorocaba, Jundiaí, Sumaré, Paulínia, Itu e São Paulo, destoam dos números apresentados recentemente pelo Ministério da Educação, que apontam para um nível insuficiente de conhecimento de matemática por parte de estudantes do Ensino Médio. De acordo com os dados do Inep, 71,67% estão nesta condição atualmente.

O diretor da Faculdade de Matemática da PUC-Campinas, Alexandre Monteiro, enfatiza que a baixa performance – que pode comprometer o futuro profissional dos jovens – é reflexo de lacunas deixadas já no Ensino Fundamental, sobretudo em escolas públicas, nas quais mais da metade dos professores não tem formação específica na área. Ele defende a aplicação de novas abordagens em sala de aula. “Atualmente o ensino é pautado essencialmente em aulas expositivas. Dado o perfil do jovem atual, seria necessário buscar metodologias ativas, como a gameficação, valorizando o protagonismo do aluno, o hands on. Isso despertaria a motivação e o engajamento deste jovem”.

Os participantes do Concurso promovido pela Universidade, por outro lado, passaram por uma etapa preliminar, realizada à distância, e disputaram presencialmente, nesta terça-feira, nos laboratórios de informática do Centro de Exatas, Ambientais e de Tecnologia (CEATEC), da 2ª e última fase, com desafios voltados à resolução de problemas de matemática por meio de jogos e situações que dialogam com as diferentes áreas de exatas, como a Química e as Engenharias.

olimpiada_fotos (9)olimpiada_fotos (50)

“Acreditamos que a principal contribuição da Olimpíada é o fato dos jovens trabalharem de forma colaborativa, em equipes. Esse tipo de dinâmica providencia o diálogo, a comparação de pontos de vista e a cooperação, favorecendo uma maior aprendizagem dos conteúdos”, pontuou o docente.

A divulgação dos vencedores será feita na sexta-feira, dia 14 de setembro, data que marca o encerramento das atividades da 20ª Semana Integrada do CEATEC.

Confira como foi a Olimpíada:

Vinícius Purgato
12 de setembro de 2018