Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

3ª edição do Sempre PUC-Campinas tem noite de homenagens, histórias de sucesso e muita emoção

Cantora e compositora Sandy, que cursou Letras na Universidade, foi uma das homenageadas da noite

A 3ª edição do Sempre PUC-Campinas foi realizada nesta sexta-feira, 27 de outubro, no Auditório do Campus I da Universidade. O evento contou com momentos de muita emoção, histórias vitoriosas e muitas boas lembranças de quem começou a traçar a trajetória profissional nas cadeiras das classes da PUC-Campinas.

Clique aqui para assistir o evento na íntegra!

O Sempre PUC-Campinas contou com a presença do Reitor da Universidade, Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior, do Vice-Reitor, Prof. Dr. Pe. José Benedito de Almeida David, Pró-Reitores, decanos, diretores, gestores, professores e convidados, além de representantes da Sociedade Campineira de Educação e Instrução (SCEI) e da Embrapa.

Após a contagem regressiva feita inicialmente, o evento começou com uma apresentação de saxofone do maestro Flávio Corilow, do Centro de Cultura e Arte da PUC-Campinas, que fixou os olhares do público presente com uma apresentação de músicas do Queen. O maestro percorreu as escadas do auditório até subir ao palco e finalizar a sua apresentação, que foi bastante aplaudida pelos participantes.

Na sequência, o Prof. Dr. Pe. José Benedito de Almeida David, Vice-Reitor da PUC-Campinas, acolheu a todos em um momento de oração pela Paz, a pedido do Papa Francisco, que chamou o mundo todo em um dia especial de oração pela paz no mundo, pedindo o fim dos conflitos.

Após o momento de oração, os presentes puderam acompanhar um vídeo com depoimentos de ex-alunos que construíram suas carreiras tendo como base os cursos da PUC-Campinas.

Depois do vídeo inicial, foi a vez do Reitor da Universidade abrir oficialmente o Sempre PUC-Campinas 2023. “Este evento tem como objetivo homenagear nossos egressos, alunos e futuros alunos. Mas, especialmente, os nossos egressos, que muito têm contribuído com a nossa sociedade, com o nosso país, e que levam adiante o que aprenderam na nossa Universidade. Eles aprenderam conhecimento, tecnologia, mas também valores que certamente são referências no dia a dia de suas atividades profissionais. Valores como: construir uma sociedade mais justa e fraterna, sempre prezar pela dignidade humana e, sobretudo, pela construção da paz – interior, no relacionamento e entre os países. Quero agradecer e afirmar o compromisso que a PUC-Campinas tem com os seus egressos. Uma vez formado na PUC-Campinas, será sempre filho da PUC-Campinas”, comentou o Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior.

Homenagens

A primeira homenageada da noite foi a cantora e compositora Sandy, que se formou em Letras na Universidade. Sandy recebeu um certificado e também flores das mãos do Reitor, e pôde relembrar um pouco dos momentos que viveu na PUC-Campinas e compartilhar ensinamentos com os presentes.

“Agradeço muito pelas palavras e pela homenagem. Estou muito feliz de estar aqui, desde que cheguei são muitas lembranças que passaram pela minha cabeça, porque parece que foi ontem que eu estava aqui como aluna, na plateia, no Campus, trocando de classe”, disse. “Eu me lembro como se fosse hoje de agradecer quase que diariamente por ter escolhido cursar Letras. Eu devorei o curso em quatro anos. Eu me graduei em 2008 e esse momento é um testemunho do valor e da relevância que essa Instituição teve na minha vida. Aprendi muito mais do que os conteúdos do meu curso. Aprendi sobre a importância do compromisso com a educação, sobre expandir horizontes e a nossa visão do mundo”, acrescentou a ex-aluna.

Sandy também deixou uma dica aos participantes. “Se eu puder dar um conselho eu digo: mantenham a curiosidade, estejam presentes no aqui e no agora, questionem, participem, envolvam-se e, acima de tudo, nunca subestimem o poder da educação para mudar o mundo. Sejam perseverantes, resilientes e estejam dispostos a enfrentar desafios. Assim é que crescemos e que nos desenvolvemos. E ainda acrescento que a única constante da vida é a mudança. Quanto mais conscientes estamos disso mais podemos ser os agentes que controlam ou pelo menos direcionam essa mudança”, concluiu.

As homenagens prosseguiram com outros seis nomes. Dois de forma presencial e outros quatro on-line, de outros países, representados pela presença de familiares. A primeira foi Adriana Toledo Nascimento Blikstein, representando a Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais. Bacharel em Direito pela PUC-Campinas, ela é atualmente presidente da 3M do Brasil e vice-presidente da 3M América Latina.

“Agradeço profundamente a todos pela honrosa homenagem a mim concedida aqui hoje. Jamais nesses meus mais de 20 anos desde que ingressei na faculdade de direito imaginei que teria uma noite tão especial como essa. Lembro-me com muita felicidade do meu primeiro dia de aula, no Campus Central, dos colegas e dos professores que tive a honra de conhecer nos meus cinco anos de graduação. A PUC-Campinas teve e tem um valor inestimável na minha vida. Não somente abriu as portas para uma trajetória de sucesso, mas, sobretudo, reforçou em mim o espírito crítico, colaborativo, criativo, com foco em solução de problemas e resultados, através de inovação e de valores humanos que prezam o respeito, a diversidade, a sustentabilidade e, sobretudo, a ética”, afirmou Adriana.

Na sequência, foi a vez de homenagear Sílvia Maria Fonseca Silveira Massruhá, representando a Escola Politécnica da PUC-Campinas. Ela, atualmente, é a presidente da Embrapa (Empresa Brasileira de Agropecuária) e possui graduação em Análise de Sistemas na Universidade. Depois, cursou doutorado em Computação Aplicada no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

“Aqui, nessa instituição, minha trajetória teve início. Foi aqui que dei os primeiros passos para os meus sonhos. E, como pessoa, não posso me esquecer que aqui construí minha família, meu marido também é egresso da PUC-Campinas”, relembrou. “Agradeço à PUC-Campinas pelo meu aprendizado durante os quatro anos, mas muito mais: pelos valores, colegas, pela troca e pela base de valores éticos que percorreu toda a minha jornada. Agradeço e parabenizo o professor Germano Rigacci Júnior pelo trabalho que a PUC-Campinas vem fazendo. Toda vez que venho aqui, vejo evolução. Obrigada a todos por compartilhar esse momento conosco”, disse Sílvia.

Direto de Madri, na Espanha, também foi homenageado Ricardo Sasaki, representando a Escola de Ciências da Vida. Sasaki se formou na PUC-Campinas em Fisioterapia e foi eleito um dos melhores fisioterapeutas do mundo. Ele atuou como fisioterapeuta do São Paulo Futebol Clube por 26 anos e nas últimas duas Copas do Mundo da FIFA esteve com a Seleção Brasileira de Futebol. No Auditório, esteve representado pela esposa, Flavia Schillitler.

“É com grande alegria e satisfação que recebo essa homenagem. Uma homenagem que creio que deve ser muito maior que minhas realizações pessoais. Ela representa o verdadeiro valor do fisioterapeuta e de toda a fisioterapia. Essa Instituição me deu condições, estudo robusto, juntamente com seus professores, para que eu pudesse ser o que eu sou hoje profissionalmente, principalmente fazendo o uso da ética que a Instituição coloca para seus alunos”, afirmou Sasaki.

Representando a Escola de Arquitetura, Artes e Design, a homenageada foi Juliana Giusto Fugiwara, formada em Arquitetura e Urbanismo na PUC-Campinas. Ela realizou intercâmbio de Arquitetura na cidade de Elche, na Espanha, e hoje atua na Building Design Partnership, uma empresa do segmento de Arquitetura Hospitalar. Juliana participou on-line, direto de Bristol, na Inglaterra, e esteve representada pela mãe, Devanil Giusto Fujiwara.

“É um prazer ser homenageada. Faz 25 anos que terminei a Faculdade e me sinto muito privilegiada por estar aqui. Agradeço meus pais pela minha criação e pelos ensinamentos. Me deram [sic] oportunidade de estudar. Eu tive anos maravilhosos na PUC-Campinas. Entrei aos 17 anos e lembro que no primeiro dia já fiz minhas três melhores amigas. Lembro das aulas de hidráulica, elétrica, e uso muito isso hoje no setor que eu trabalho. Eu estudei muito, fiz estágio, mas foi uma época muito boa de amizades. Estou distante agora, mas me senti conectada. Os anos que estive na PUC-Campinas serão sempre inesquecíveis no meu coração”, explicou Juliana.

A próxima homenageada, representando a Escola de Linguagem e Comunicação, foi a jornalista Marisa Aparecida Abel, que cursou Jornalismo na PUC-Campinas e hoje mora em Nova Iorque e já foi chefe de redação de diversas revistas. Ela já atuou como jornalista, fotógrafa e atriz e recebeu 23 prêmios ao longo da carreira. Em virtude de estar em Paris, na França, ela foi representada no palco pela mãe, Maria Durcelina Gabriel.

“O jornalismo para mim começou muito antes da faculdade, quando eu decidi que queria ser jornalista. Quando eu fui prestar o Vestibular eu escolhi a PUC-Campinas por indicação. Eu fiz jornalismo em 1999 e me lembro com muito carinho de vários momentos. O que o Reitor disse sobre humanidade eu tive muito dos professores. Lembro-me que, muitas vezes, eu ficava até o fim da aula e perdia meu ônibus. Lembro-me que tinha um professor para me ajudar, me dar uma carona. Essa humanidade eu tive muito na Universidade. Meu primeiro emprego na área foi por causa de um vídeo feito no curso de jornalismo da PUC-Campinas. Foi muito importante tudo que a Universidade me deu como base”, reforçou Marisa.

Por fim, representando a Escola de Economia e Negócios, o homenageado foi Lucas Braun Maia, que participou on-line, direto de Chesterfield, nos Estados Unidos. Ele se formou em Administração na PUC-Campinas e possui 18 anos de experiência em Compras Estratégicas e em Gestão de Desenvolvimento de Pessoas. Atua na América Latina, América do Norte, Europa, Ásia, Oriente Médio e África e esteve representado pelo seu sogro, João Gualberto Fontes.

“Minha história com a PUC-Campinas teve início com meu irmão, que também se formou pela PUC-Campinas. Desde que ele ingressou, sempre me motivou a seguir no mesmo caminho. Pelo exemplo que eu via dentro de casa, eu não tive a menor dúvida que seguiria o mesmo caminho. Houve um fato marcante na minha vida que me mostrou que eu havia acertado na decisão. Eu estava participando de um processo seletivo para uma vaga e os dois candidatos que disputaram a vaga até o final eram, ambos, da PUC-Campinas. O gestor na época gostava muito do perfil dos profissionais formados na Universidade, porque além do conhecimento teórico, eram pessoas muito práticas e que conseguiam aplicar de forma eficiente o conhecimento”, relembra Lucas.

Após as homenagens aos egressos, o Sempre PUC-Campinas 2023 estreou uma premiação a estudantes. Ao todo, 12 alunos e alunas da Universidade, que se formam no ano de 2023, receberam das mãos do Reitor, o certificado de “Aluno Destaque”, pela trajetória de sucesso nos cursos escolhidos.

Pela Escola de Arquitetura, Artes e Design, receberam o prêmio de destaque as alunas Gabriela Toledo Ribeiro, de Geografia, e Heloísa França Madeira Muzzi, de Arquitetura e Urbanismo. Pela Escola de Ciências da Vida, foram homenageadas as alunas Alice Bueno Tarelho, de Medicina Veterinária, e Paola Longo Mantovani, de Psicologia. Pela Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais, receberam o certificado Antonio Carlos Nascimento Neto, de Biblioteconomia, e Laura Rege Mestrinel, da Faculdade de Direito. Já pela Escola de Economia e Negócios, foram homenageados Bushra Nasser Shahin, da Faculdade de Administração, e Enzo Enrico Gaio de Carvalho, de Ciências Econômicas. Na Escola de Linguagem e Comunicação, os escolhidos foram Bianca Mazzer de Araújo, de Mídias Digitais, e Gabrielle Agner dos Santos, da Faculdade de Relações Públicas. E, representando a Escola Politécnica, foram agraciados com a premiação Gustavo Rodrigues Megiolaro, do curso de Engenharia Mecânica, e Rafael Silva Barbon, da Faculdade de Engenharia da Computação.

“Quero expressar minha sincera gratidão por todo apoio e incentivo de cada docente, todos que dedicam suas horas preciosas para o aprendizado. Escolheram compartilhar e transmitir seu valioso conhecimento. Muito obrigado pelo sim de vocês nessa trajetória. Vocês são inspiração para todos nós. Agradeço à PUC-Campinas, que proporciona um ambiente de compartilhamento de ideias, de troca, de valores de construção de memória e muito conhecimento. Obrigada aos profissionais e funcionários que contribuem de forma direta ou indireta com a jornada de todos os estudantes”, afirmou a aluna Laura Rege Mestrinel, que representou os alunos na tribuna.

Ao final do evento, todos foram convidados para uma foto oficial, com todos os participantes, na plateia do Auditório, e, em seguida, participaram de um coquetel com a presença do Grupo de Música Popular do Centro de Cultura e Arte da PUC-Campinas, composta pelo maestro Flávio Corilow, no saxofone, Gabi Castellani, na voz, e Marcelo Corilow, no contrabaixo.

Assista o evento na íntegra clicando aqui!



Carlos Giacomeli
28 de outubro de 2023