3ª edição do Processo SER premia projetos inovadores criados na Universidade

Ao todo, mais de 50 agentes de transformação se envolveram no processo, que culminou com premiação de R$ 20 mil aos participantes

A PUC-Campinas fechou, com sucesso, a 3ª edição do Processo SER (Sinergia Engajamento e Reconhecimento) 2023. Cinco projetos, desenvolvidos na Universidade, foram premiados durante a confraternização da PUC-Campinas, que encerrou as atividades em 2023.

A edição contou com mais de 50 agentes de transformação, que apresentaram projetos voltados para a área de sustentabilidade, acesso à informação, meio ambiente e gestão de custos. A ideia do processo é incentivar a comunidade acadêmica a propor soluções, trocar conhecimento e implementar projetos inovadores dentro dos Campi.

Na 5ª colocação, com prêmio de R$ 2 mil, ficou o grupo que desenvolveu um trabalho que estabelece agenda sistemática para ações que disseminarão temáticas de redução, reutilização e reciclagem, focada em sustentabilidade e meio ambiente. A ideia, denominada COPPUCC, foi proposta por uma equipe da Pró-Reitoria de Educação Continuada.

Na sequência, com o 4º lugar, ficou o projeto de modelo circular, que prevê reunir e digitalizar a produção periódica e científica da Instituição, com datas anteriores a 2015, de forma a facilitar o acesso, promovendo o descarte e reciclagem de material impresso, pensando no engajamento social proveniente da economia circular. O projeto foi idealizado pelo Núcleo de Editoração. A premiação para a equipe foi de R$ 3 mil.

Em 3º lugar, com premiação de R$ 4 mil, ficou a equipe do Departamento de Manutenção, que propôs um projeto de hidráulica para a melhoria no processo de irrigação do campo de futebol da Faculdade de Educação Física, reutilizando a água de retro lavagem da piscina. O processo visa a redução no consumo de água para irrigação, além de um olhar sustentável.

A 2ª posição foi também do Departamento de Manutenção, sobre telemetria. A ideia implantar um sistema que disponibilize informações em tempo real do consumo de água, energia e gás, que permita acompanhar, além do consumo propriamente dito, alguma situação que exija ação de contenção imediata. A premiação do grupo foi de R$ 5 mil.

Na 1ª colocação ficou o projeto do Departamento de Obras, chamado PUC-CUP, que consiste em eliminar os copos plásticos descartáveis, substituindo-os por copos reutilizáveis, inclusive para colaboradores em atividade de campo. O projeto já está em fase de implantação do “piloto”. A equipe recebeu a maior premiação, de R$ 6 mil.

Confira quem foram os vencedores:

1º LUGAR (PUC-CUP)

Samuel Jora Ferracioli

William Ruan Jaque Tinoco

Ronildo Carlos Noberto

3º LUGAR (DEM – Hidráulica)

Paulo Vitor Hirata

Cezar Santana do Prado

Nycolas Santos Riva

Felipe Giovanni Beck

Jefferson Andrade Moura

Marinaldo Cordeiro Dias