Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

1ª Formatura do Projeto Cozinha Escola é marcada por emoção e esperança

Grupo de 17 mulheres, moradoras do Parque Shalon, em Campinas, passou por capacitação na Gastronomia e, agora, alunas ganharam uma nova possibilidade de renda

A formatura da primeira turma do Projeto Cozinha Escola, criado por meio de uma parceria entre PUC-Campinas, Ceasa (Centrais de Abastecimento de Campinas S.A) e o ISA (Instituto de Solidariedade para Programas de Alimentação), foi realizada nesta terça-feira (28), no Mescla, no Campus I da Universidade. A cerimônia foi marcada por muita emoção e esperança de um futuro melhor para a comunidade.

Estiveram presentes na cerimônia o Reitor da PUC-Campinas, Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior; o Vice-Reitor da Universidade, Prof. Dr. Pe. José Benedito de Almeida David; o diretor-presidente da Ceasa, Valter Aparecido Greve; o presidente do ISA, Ronaldo Rodrigues Vale; a diretora social do ISA, Santina Rossi; a Pró-Reitora de Graduação, Profa. Dra. Cyntia Belgini Andretta; o Decano da Escola de Economia e Negócios da Universidade, Prof. Me. Eduardo Frare; a coordenadora da Gastronomia da PUC-Campinas, Andréia Pimentel; além de alunos e professores da Gastronomia e familiares das formandas.

Durante três meses, as mulheres do Parque Shalon, selecionadas com a ajuda do Instituto Trilho Certo, que atua na região norte de Campinas, tiveram a oportunidade de participar de uma capacitação em panificação e confeitaria, com aulas às terças-feiras, no Hub Gastronômico da PUC-Campinas. A proposta do projeto é viabilizar o empreendedorismo, oferecendo a possibilidade de que as alunas possam produzir itens de panificação e confeitaria em suas próprias residências, abrir o próprio negócio e gerar renda familiar. Além disso, que consigam compartilhar os novos conhecimentos com a comunidade.

E toda a proposta foi cumprida com sucesso. Depois de muito estudo, muitas delas já se planejam para conseguir uma renda com os produtos que aprenderam a fazer no curso. Após três meses de dedicação, chegou a hora de celebrar a conquista. O evento de formatura foi aberto com a fala do Reitor, que deu boas-vindas e parabenizou as alunas. Depois, foi realizada a oração de abertura, conduzida pelo Prof. Dr. Pe. José Benedito de Almeida David. Ele abordou, através da leitura do Evangelho, a importância de ser sal e luz na vida da comunidade. “Vocês precisam ser parecidos com o sal, para dar gosto para a sociedade que nós vivemos. Se a comida tem sal, ela tem sabor, e assim pode ser a nossa vida. Eu sei que muitas de vocês estão sendo sal na comunidade onde vivem, repartindo com os outros o conhecimento e a experiência que estão ganhando aqui na PUC-Campinas, fazendo a partilha do que vocês aprenderam. Jesus falou também sobre a luz. Nós não acendemos a luz embaixo da mesa, mas lá em cima. Porque, estando em cima, ela pode iluminar todo mundo. O Evangelho nos faz um convite: que possamos ser parecidos com a luz e com o sal, para ajudar os nossos irmãos”, salientou.

Na sequência, o Reitor falou sobre a importância do projeto e desejou que os sonhos das mulheres cresçam ainda mais. “Eu queria que vocês saíssem daqui com muita esperança. Eu sei que muitos sonhos já foram construídos e outros foram aqui aumentados. Eu gostaria que vocês não abandonassem esses sonhos, porque, com esses sonhos, vocês criam uma outra atitude na vida, que é muito importante para as pessoas”, reforçou o Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior. “Que vocês levem daqui conhecimento, valores e também a ideia de que vocês não devem nada para a Universidade, Ceasa e ISA. Vocês devem para o sonho de vocês. Procurem realizar esse sonho no dia a dia, com o maior número de pessoas possível. Parabéns a todos vocês”, completou o Reitor.

O diretor-presidente da Ceasa falou sobre a felicidade de fazer parte de um projeto que agrega tanto à sociedade. “É uma emoção muito grande poder participar desse momento único. Vocês terão a oportunidade de levar isso para frente, de não parar, porque educação não tem data, não tem ano, é constante. A partir do momento que nós buscamos a educação de forma constante, mudamos a vida de uma comunidade, de um país e de um mundo. Estou muito emocionado em estar aqui na PUC-Campinas. Vocês abriram as portas para a comunidade, para vir aprender na Gastronomia. Isso gratifica muito a gente, estarmos aqui e ajudar a promover essa oportunidade a cada uma das alunas”, disse Valter Aparecido Greve.

A diretora social do ISA falou sobre o orgulho do projeto e desejou sorte às formandas. “Vocês são grandes. Lembrem-se sempre de sonhar. Sonhem e corram atrás do sonho de vocês. Não é fácil, mas tendo Deus e família ao lado, nos tornamos mais fortes. Parabéns a vocês. Força, foco e fé. Tenho certeza que vai dar tudo certo. Tenho muito orgulho de estar aqui”, afirmou Santina Rossi.

A coordenadora da Gastronomia da PUC-Campinas, Andreia Pimentel, agradeceu o comprometimento durante a caminhada. “Agradeço a vocês por se comprometerem com esse crescimento: as alunas do projeto e também as alunas do curso de Gastronomia. Sucesso a vocês mulheres, agora, empreendedoras na gastronomia, para que, juntos, possamos criar um mundo onde todos nós possamos ter oportunidades iguais”, disse.

Na sequência, as alunas foram chamadas para receber o certificado do curso das mãos do Reitor da PUC-Campinas. Depois, ganharam dois kits, entregues pelo diretor-presidente da Ceasa e pelo presidente do ISA. A entrega aconteceu sob muitos aplausos e festa dos familiares.

Ao fim das entregas, a aluna do Curso de Gastronomia, Jéssica Correia, relembrou quando também foi ajudada pelos institutos presentes no projeto e se disse orgulhosa por poder participar, agora como aluna da Gastronomia da Universidade. “Me sinto muito honrada e privilegiada em conhecer cada uma de vocês e a história de vocês. Foi uma experiência única poder estar aqui e retribuir tudo o que o Ceasa e Isa também fizeram por mim um dia. Como representante dos alunos de Gastronomia, desejamos sucesso para vocês, na vida e na profissão. Que vocês nunca desistam e sigam em frente!”, afirmou.

Representando as formandas do projeto, Patrícia de Oliveira Ramos fez questão de agradecer e disse que a iniciativa pode ter mudado a vida de todas. “O projeto mudou a vida de nós mulheres. Tivemos uma oportunidade que abraçamos com muito amor. Um sonho sendo realizado: estar em uma faculdade de Gastronomia, na PUC-Campinas. Nossa professora, Maria Ângela, teve toda paciência e carinho para nos ensinar. Aprendemos também como levamos isso para o orçamento da nossa família. Foi uma experiência incrível, que nunca vamos esquecer. E, claro, agradecemos também a Ceasa, o ISA e o Instituto Trilho Certo, que nos proporcionaram essa oportunidade. Gratidão por tudo!”, afirmou.

Bastante emocionada, a professora do projeto, a chef Maria Ângela Severino, agradeceu pela oportunidade e aprendizado do projeto. “Obrigada pela oportunidade de participar desse projeto maravilhoso e de conhecer essas meninas maravilhosas, guerreiras, com muitos sonhos. E não desistam. Eu aprendi muito com vocês, a dividir. Eu aprendi mais do que eu ensinei. O sábio é aquele que divide conhecimento e eu ganhei muito com vocês. Espero que esse seja o primeiro de muitos e que eu possa participar. Contem comigo sempre”, ressaltou.

Ao final, todas as alunas e presentes receberam, além dos diplomas e um kit, um panetone, feito no curso de Gastronomia, e puderam participar de uma confraternização no local.

Confira abaixo as formandas da 1ª Formatura do Projeto Cozinha Escola:

Alany Alves da Silva, Cleane Costa Rodrigues, Eliauda Rosa de Jesus, Eloisa Cristina Belarmino, Fabiana Cristina dos Santos Roque, Gessiene Aragão da Hora, Grazielle França Gusmão, Iracelia do Nascimento Tavares, Katia Kele dos Santos, Leila Braido Ribeiro, Lucilene Silva Pereira Viana, Neuzélia Ferreira Yoshitome, Pamela Moreira da Silva, Paola Regine Evangelista Fernando do Vale, Patrícia de Oliveira Ramos, Sandra Maria Barbosa Soares e Valderez Fernandes Alves.

Veja a galeria de imagens da formatura:



Carlos Giacomeli
29 de novembro de 2023