Palestra para docentes aborda diferença entre ensino e aprendizagem

O palestrante também falou sobre o uso das tecnologias dentro de sala de aula

Professores da PUC-Campinas participaram na manhã de quinta-feira, 1º de agosto, do segundo dia do Planejamento Acadêmico no Auditório Dom Gilberto, no Campus I da Universidade. A programação teve na abertura a palestra do Prof. Me. Geraldo Gonçalves Júnior, sócio da EDigital Consultoria e Treinamento, que falou sobre “Aprendizagem Centrada no Aluno”.

Geraldo, que foi professor de cursos de Pós-Graduação da PUC-Campinas, abordou as diferenças entre ensino e aprendizagem, o uso de novas tecnologias em sala de aula, o ato de compartilhar informações como novo instrumento de aprendizagem e a importância do ambiente físico das instituições de ensino para a integração e desenvolvimento do aluno.

“O ensino é a ação de transmissão de informação, enquanto a aprendizagem é a capacidade de você reter essa informação, transformar em conhecimento e mudar um hábito seu, uma ação sua no mundo”, disse. Ele contou que, no início de sua carreira como professor, pensava somente em si mesmo, na forma de ensinar, esquecendo que deveria pensar na aprendizagem do aluno.

Ele também falou sobre o uso das tecnologias dentro de sala de aula. “Enquanto eu uso as tecnologias no ensino, estou pensando em uma forma unilateral. As tecnologias passam de mim para o aluno. Quando eu penso na tecnologia usada na aprendizagem, ela é ponte entre o aluno e uma série de possibilidades, fazendo uma conexão entre aquela informação com que ele está tendo contato e as diversas possibilidades de uso para gerar conhecimento”, afirmou.

Para Geraldo, não há um modelo pronto de uso da tecnologia em sala de aula. Depende do projeto, de qual é a competência que se quer repassar para o aluno, da habilidade que se quer desenvolver e outros fatores. “Não existe uma solução única, mas também não existe uma possibilidade única. Esse é o grande desafio”, disse.

Marcelo Andriotti
1 de agosto de 2019